Curso e Grupo de Ajuda para Familiares de Pacientes com Transtorno Mental Grave

Gostaria de começar o ano com uma boa notícia e com a divulgação de um serviço de utilidade pública.

Estamos iniciando um programa de apoio às famílias de pacientes portadores de transtornos mentais graves, como esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo e transtorno bipolar, no Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB).

O programa é um aperfeiçoamento do que já ocorria no Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro e que deu origem ao livro “Entendendo a Esquizofrenia: como a família pode ajudar no tratamento?”. Mas desta vez decidimos abranger todos os transtornos psiquiátricos graves, por entendermos que os conflitos vivenciados pelas famílias (e consequentemente por seus pacientes) são semelhantes, seja qual for o diagnóstico, e a necessidade de apoio, bem como de informação sobre os transtornos, podem repercutir positivamente na clínica do paciente e na qualidade de vida de seus familiares.

O programa consiste de três etapas:

Etapa 1 – entrevista com os familiares e pacientes para avaliar as demandas iniciais de cada família.

Etapa 2 – curso sobre transtornos mentais graves com seminários que informam, numa linguagem acessível, sobre os principais transtornos mentais, o quadro clínico, os tratamentos e o papel da família.

Etapa 3 – grupos de ajuda com os familiares (terapia de grupo) para debater os principais conflitos e formas de solucionar os problemas do dia-a-dia.

Este programa faz parte de um projeto de pesquisa que quer conhecer melhor e estudar os conflitos de famílias com experiência com formas graves de transtornos mentais.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo telefone (21) 2439-4269 (falar com Sra Marismar)

Os encontros serão aos sábados, de 10 às 12h, no Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB), Av. Venceslau Brás, 71 – Fundos, Botafogo.

Início do curso previsto para maio de 2011.

Artigos relacionados:


↓ Compartilhe este artigo!


Postagens aleatórias

Carregar mais

Orgulhosamente desenvolvido por Claris Interativa.

Área do Paciente - webSite do Dr. Leonardo Palmeira

Login

Perdeu a senha?