Reportagem no Fantástico sobre a alta programada do INSS


Você adoece, não consegue mais trabalhar, precisa se tratar para conseguir recuperar sua capacidade laborativa. Seu médico decide lhe afastar e o encaminha para a perícia do INSS. O que parece ser simples e um direito do trabalhador pode se transformar num calvário e num pesadelo. O perito não concorda com seu afastamento, julga que você tem condições de trabalho e te dá alta. A empresa, por sua vez, não reconhece que você tem condições de trabalho, exige um laudo do seu médico liberando-o, afinal, não quer assumir a responsabilidade caso algo de ruim lhe aconteça. De fato, você ainda não está em condições. Você fica sem salário, não tem como custear seu tratamento e passa necessidades. Seu quadro piora pelo estresse e você não tem apoio do Governo, apesar de pagar seus impostos e previdência em dia!
Infelizmente isso tem acontecido com uma frequência cada vez maior. Todo o médico que possui pacientes afastados (e a psiquiatria é, junto à ortopedia, a especialidade que mais afasta do trabalho) conhece bem esta realidade. Pacientes se queixam de serem maltratados e algumas vezes humilhados na perícia, sentindo-se como se estivessem fraudando a previdência ou simulando alguma doença grave. Não raro pioram muito de seu estado psíquico antes e depois da perícia médica, necessitando de aumento das dosagens dos medicamentos para passarem pelo trauma que se tornou a perícia do INSS.
Não é possível que as autoridades da previdência ainda não fizeram um diagnóstico desta situação, que é tão clara para nós médicos e pacientes. Parabéns ao Fantástico da Rede Globo por ter abordado este tema! Espero que a situação mude também com a nova lei que suspende a alta programada. Desejamos que as perícias sejam mais criteriosas e humanas, como é o atendimento médico que essas pessoas muitas vezes recebem.

Compartilhe:
Receba as postagens por eMail

Receba as postagens por eMail

Insira o seu Email abaixo para receber as postagens, notícias e comunicados do Web Site do Dr. Leonardo Palmeira.

Sua inscrição foi realizada!!