Curso e Grupo de Ajuda para Familiares de Pacientes com Transtorno Mental Grave

Gostaria de começar o ano com uma boa notícia e com a divulgação de um serviço de utilidade pública.

Estamos iniciando um programa de apoio às famílias de pacientes portadores de transtornos mentais graves, como esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo e transtorno bipolar, no Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB).

O programa é um aperfeiçoamento do que já ocorria no Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro e que deu origem ao livro “Entendendo a Esquizofrenia: como a família pode ajudar no tratamento?”. Mas desta vez decidimos abranger todos os transtornos psiquiátricos graves, por entendermos que os conflitos vivenciados pelas famílias (e consequentemente por seus pacientes) são semelhantes, seja qual for o diagnóstico, e a necessidade de apoio, bem como de informação sobre os transtornos, podem repercutir positivamente na clínica do paciente e na qualidade de vida de seus familiares.

O programa consiste de três etapas:

Etapa 1 – entrevista com os familiares e pacientes para avaliar as demandas iniciais de cada família.

Etapa 2 – curso sobre transtornos mentais graves com seminários que informam, numa linguagem acessível, sobre os principais transtornos mentais, o quadro clínico, os tratamentos e o papel da família.

Etapa 3 – grupos de ajuda com os familiares (terapia de grupo) para debater os principais conflitos e formas de solucionar os problemas do dia-a-dia.

Este programa faz parte de um projeto de pesquisa que quer conhecer melhor e estudar os conflitos de famílias com experiência com formas graves de transtornos mentais.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo telefone (21) 2439-4269 (falar com Sra Marismar)

Os encontros serão aos sábados, de 10 às 12h, no Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB), Av. Venceslau Brás, 71 – Fundos, Botafogo.

Início do curso previsto para maio de 2011.

Postagens relacionadas:

7 Comentários

  1. virtualnet:

    >gostaria de saber se em sao paulo existe esse grupo

  2. virtualnet:

    >gostaria de saber se em sao paulo exite este grupo…pois estou precisando muito de ajuda para alguem da familia

  3. Dr. Leonardo Figueiredo Palmeira:

    >Sugiro que você procure a ABRE http://www.abrebrasil.org.br. Aproveite também para conhecer o nosso site entendendoaesquizofrenia.com.br. Um abraço e boa sorte!

  4. Carlos A A F:

    Por favor, moro com amigo que tem o transtorno bipolar e os tratamentos que vem feito estao surtindo efeito, pergunto de ele terá que conviver com o resto da vida com a fase depressiva ou terá que fazer o uso de antidepressivos para equilibrar o transtorno. Aqui no RJ existe o curso pra familiares, porém vejo a necessidade de uma terapia para os próprios pacientes. Alguém pode me informar onde posso encontrar tal grupo, haja visto existe para o os alcóolicos, drogados, etc… Obrigado.

  5. Elisete oliveira:

    Ola estou precisando muito de ajuda tenho um filho cm esse problema e nao estou conseguindo lidar com ele sozinha,sera que tem grupo de auto ajuda aqui em curitiba.

Postar um comentário

*
* (não será publicado)


× 2 = doze

Postagens aleatórias

Carregar mais

Orgulhosamente desenvolvido por Claris Interativa.

Área do Paciente – Dr. Leonardo Palmeira

Entrar







Perdeu a senha?