Teste seu temperamento


Instruções para preenchimento:

Cada linha da tabela apresenta características de temperamento antagônicas. Na primeira linha à esquerda, p.ex., “Impulsivo, age sem pensar” e à direita “Reflexivo, pensa muito antes de agir”. Você tem cinco alternativas para cada linha.

A alternativa “0” significa que você não apresenta nem uma nem outra característica marcante e está, portanto, eqüidistante delas. Os sinais “+” e “++” representam o quão próximo você está daquela característica.

O “+” deve ser assinalado quando você for “muito assim” e o “++” quando você for “totalmente assim”. Você deve assinalar apenas um quadrado por linha, já que são características que não podem coexistir na mesma pessoa, ainda que você possa ter momentos diferentes, onde uma e outra possam ocorrer. Você deve optar por aquela que mais prevalece. Pergunte-se como você é na maioria das vezes ou com qual se identifica mais. Procure não racionalizar.

Estamos falando de características de temperamento, portanto, emocionais. Você pode seguir o seu “feeling”, ainda que permaneça com alguma dúvida. Comente depois com seu médico em quais características ficou indeciso na hora de marcar.

Uma dica: se tiver dificuldade em distinguir seu temperamento dos sintomas que você está sentindo no momento, procure pensar como você era em sua juventude ou antes de desenvolver o quadro atual. Características de temperamento aparecem já na infância e adolescência, portanto, é útil se lembrar desta época da vida para responder adequadamente ao teste.

Traga as tabelas para sua consulta, pois vamos analisar juntos cada característica e, por fim, definir que tipo de temperamento possui. O temperamento nos auxiliará a compreender melhor cada sintoma que esteja sentindo, auxiliando no seu diagnóstico e tratamento.

Clique aqui para visualizar e/ou imprimir arquivo!


Compartilhe:

Atenção, àrea restrita!!
Você precisa ser um paciente do Dr. Leonardo para acessar esta área do site!




Register | Lost your password?