OMS alerta para o diagnóstico e tratamento precoce dos transtornos mentais na adolescência.

A depressão é a principal doença e motivo de inaptidão entre os adolescentes, segundo relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que cita acidentes de trânsito, Aids e suicídio como as principais causas de morte entre 10 e 19 anos. “A depressão é a causa predominante de doença entre os adolescentes”, afirma a OMS no primeiro relatório completo sobre os problemas de saúde dos adolescentes, elaborado com os dados fornecidos por 109 países.

Os demais problemas nesta faixa etária estão relacionados ao cigarro, consumo de drogas e bebidas alcoólicas, Aids, transtornos mentais, nutrição, sexualidade e violência. “O mundo não presta atenção suficiente na saúde dos adolescentes”, declarou a médica Flavia Bustreo, subdiretora geral para a saúde das mulheres e das crianças na OMS. “Esperamos que este documento consiga dar mais atenção à saúde dos 10-19 anos e que sirva para desencadear uma ação acelerada sobre seus problemas”, completou.

Globalmente, a depressão é a principal causa de enfermidade entre os adolescentes. Alguns estudos demonstram que todas as pessoas que sofrem de problemas mentais apresentam os primeiros sintomas a partir dos 14 anos. Segundo a OMS, se os adolescentes fossem tratados a tempo, “mortes e sofrimentos durante toda uma vida poderiam ser evitados”.

Os homens sofrem mais acidentes de trânsito que as mulheres, com uma taxa de mortalidade três vezes superior. A morte durante o parto é a segunda maior causa de mortalidade entre as jovens com idades entre 15 e 19 anos, depois do suicídio, segundo a OMS. Segundo os números da OMS, há na média 49 partos a cada 1.000 adolescentes de entre 15 e 19 anos. Mas as diferenças por países são enormes e vão de 1 a 229 a cada 1.000.

A OMS estabeleceu como meta facilitar o acesso a métodos anticoncepcionais para todas as adolescentes com idades entre 15 e 19 anos. O objetivo é reduzir a taxa de nascimentos e de mortes durante o parto. Na primeira faixa de idade, entre 10 e 14 anos, a diarreia e as infecções pulmonares representam a segunda e quarta causas de falecimento.

O documento alerta ainda que pelo menos um adolescente em cada quatro não realizam exercícios físicos suficientes – pelo menos uma hora por dia – e que em alguns países um em cada três é obeso. Para os especialistas da OMS, a adolescência é um momento importante da vida, durante o qual é necessário estabelecer as bases de uma boa saúde.

Fonte: Correio Braziliense

Visite a página da OMS sobre a saúde dos adolescentes e leia o relatório da OMS na íntegra.

Compartilhe: