Depoimento ajuda a desmistificar a esquizofrenia e reafirma que a recuperação é possível.

Wilson Fraga tem mais de 10 anos de convívio com a esquizofrenia, já passou por várias crises e internações e hoje considera-se recuperado. Ele precisou conhecer a doença para alcançar um nível de maturidade que o permitisse mudar sua vida, fazendo escolhas mais saudáveis e que contribuíssem para seu bem estar. Mesmo medicado e considerando agora estar bem equilibrado, ele reconhece que a esquizofrenia possui gatilhos ambientais que podem resultar em recaídas e que, como se faz com um exército inimigo, é necessário conhecer bem os “fronts” em que ele ataca para saber as melhores estratégias para prevenir futuros problemas. Mas mesmo com a doença, Wilson diz não se envergonhar, que o preconceito que as pessoas têm não é justificável e que ele leva uma vida feliz ao lado de sua esposa e de sua família, procurando extrair da vida o que há de melhor. Esse depoimento vale a pena ser assistido e que possa servir como uma injeção de ânimo para aqueles que ainda não encontraram a esperança de se recuperar e de levar uma vida normal. Obrigado Wilson pela coragem de vir a público dividir conosco sua experiência.

Leia também o depoimento por escrito do Wilson, contando toda a sua trajetória.

Postagens relacionadas:



Autor: Dr. Leonardo Palmeira

Psiquiatra pela faculdade de medicina da UFRJ com especialização e pós-graduação em Psiquiatria pelo Instituto Philippe Pinel, Rio de Janeiro. Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria e Membro da Sociedade Internacional de Pesquisa em Esquizofrenia (Schizophrenia International Research Society) desde 2005. Autor do livro "Entendendo a Esquizofrenia.

Compartilhar →

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as postagens por eMail

Receba as postagens por eMail

Insira o seu Email abaixo para receber as postagens, notícias e comunicados do Web Site do Dr. Leonardo Palmeira.

Sua inscrição foi realizada!!

Área do Paciente – Dr. Leonardo Palmeira

Entrar







Perdeu a senha?