Google oferece teste online para ajudar no diagnóstico da depressão.

A depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os dados divulgados em fevereiro de 2017 apontam que o número representa 4,4% da população do planeta. Com o intuito de ajudar no diagnóstico da doença, o Google agora oferece um teste online. O questionário é baseado no PHQ-9, um dos formulários clínicos mais usados ao redor do mundo para detectar depressão.

A ferramenta funciona da seguinte forma: toda vez que uma pessoa pesquisa pelo termo “depressão clínica” no buscador, a opção de realizar o teste PHQ-9 aparece. O questionário possui nove perguntas simples e resulta em uma nota de 0 a 27. Quanto maior a pontuação, pior o estado depressivo do internauta.

O intuito do Google de oferecer informações diretamente no buscador é de manter os usuários por mais tempo na página. Assim, a companhia evita que eles cheguem a conteúdos de baixa qualidade sobre o assunto. Aliás, para ser mais assertivo nessa proposta, a ferramenta foi desenvolvida em parceria com a NAMI – National Alliance on Mental Illness, entidade norteamericana sem fins lucrativos que busca auxiliar no combate a doenças mentais.

Por mais interessante que seja o recurso, ele está disponível apenas para os Estados Unidos. Enquanto ele não chega ao Brasil, você pode realizar o PHQ-9 no site da iFightDepression, uma iniciativa do consórcio Aliança Europeia Contra a Depressão (EAAD). Vale destacar que o teste não é um diagnóstico definitivo. O internauta precisa consultar um médico para mais informações sobre a depressão.

Fonte: 33giga.com.br

Postagens relacionadas:



Autor: Dr. Leonardo Palmeira

Psiquiatra pela faculdade de medicina da UFRJ com especialização e pós-graduação em Psiquiatria pelo Instituto Philippe Pinel, Rio de Janeiro. Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria e Membro da Sociedade Internacional de Pesquisa em Esquizofrenia (Schizophrenia International Research Society) desde 2005. Autor do livro "Entendendo a Esquizofrenia.

Compartilhar →

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as postagens por eMail

Receba as postagens por eMail

Insira o seu Email abaixo para receber as postagens, notícias e comunicados do Web Site do Dr. Leonardo Palmeira.

Sua inscrição foi realizada!!

Área do Paciente – Dr. Leonardo Palmeira

Entrar







Perdeu a senha?