Grupos comunitários de Auto-ajuda do Rio de Janeiro participam de debate na UFRJ. Assista!

No dia 5 de dezembro ocorreu no Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) um debate com familiares e pacientes que participam dos 3 grupos comunitários de auto-ajuda da cidade do Rio de Janeiro. Os grupos são resultado do trabalho do Programa de Psicoeducação de Família do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, desde 2011, realizado pelos psiquiatras Alexandre Keusen, Leonardo Palmeira e Elias Carim e a psicóloga Olga Leão.

O grupo Abra Sua Mente, primeiro a ser formado em 2013, na Tijuca, e os grupos Mentes em Ação, no Centro, e É Possível, no Catete, ambos a partir de fevereiro de 2015, debateram com a plateia temas como recuperação, empoderamento, resiliência, o papel da família, a importância da informação e do apoio par a par, dentre outros temas que cercam os transtornos mentais severos, particularmente a esquizofrenia. Pacientes puderam dar seu depoimento, de como esse trabalho em grupo os ajudou a melhorar.

Esse encontro é um convite à reflexão de todos, de como é possível viver com mais otimismo e esperança, apesar das adversidades, e que é possível sim ser feliz e buscar cada vez mais a harmonia da convivência e uma melhor qualidade de vida. Para tornar tudo isso realidade, o apoio mútuo através desta rede de suporte é fundamental.

Vida longa para os grupos de auto-ajuda da cidade do Rio de Janeiro!



Conheça os grupos:

• GRUPO “ABRA A SUA MENTE”: Igreja Batista Itacuruça – Praça Barão de Corumbá, 49, Tijuca.

→ Descrição: o grupo é composto de familiares e pacientes e se reúne uma vez por mês em datas específicas, aos sábados pela manhã. Para maiores informações contactar um dos coordenadores do grupo – Amaury (tel: 7235-2882 / e-mail: amaurycavalcanti@outlook.com) e Wilson (tel: 98907-3347 / e-mail: wrfraga@ig.com.br)


• GRUPO “É POSSIVEL!”: Rua do Catete n. 311, sala cobertura 01, Largo do Machado, Catete.

→ Descrição: o grupo é composto de familiares e se reúne uma vez por mês em datas específicas, aos sábados pela manhã. Para maiores informações contactar um dos coordenadores do grupo – Clarice Nunes (tels: 2245-5568; 99923-3429) e Pedro Nin Ferreira (tel.: 2210-1256) ou pelo e-mail: familiaresepossivel@gmail.com


• GRUPO “MENTES EM AÇÃO”: Rua Sete de Setembro 151/153, acesso por dentro da loja Casa da Criança, Centro do Rio.

→ Descrição: o grupo é composto de familiares e se reúne a cada quinze dias em datas específicas, aos sábados pela manhã. Para maiores informações contactar um dos coordenadores do grupo – Luiza Lins (tel.: 99236-1268 / e-mail: luizalins@bol.com.br) e Gustavo Meano (e-mail: gustavomeano@gmail.com).
Facebook: https://www.facebook.com/mentesemacao
Website: http://www.mentesemacao.org


Postagens relacionadas:



Autor: Dr. Leonardo Palmeira

Psiquiatra pela faculdade de medicina da UFRJ com especialização e pós-graduação em Psiquiatria pelo Instituto Philippe Pinel, Rio de Janeiro. Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria e Membro da Sociedade Internacional de Pesquisa em Esquizofrenia (Schizophrenia International Research Society) desde 2005. Autor do livro "Entendendo a Esquizofrenia.

Compartilhar →

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as postagens por eMail

Receba as postagens por eMail

Insira o seu Email abaixo para receber as postagens, notícias e comunicados do Web Site do Dr. Leonardo Palmeira.

Sua inscrição foi realizada!!

Área do Paciente – Dr. Leonardo Palmeira

Entrar







Perdeu a senha?