Ômega 3 previne doenças mentais, inclusive esquizofrenia

Pesquisa diz que a gordura ômega 3 de espécies como o salmão previne psicoses

Um novo estudo mostra que consumir cápsulas de óleo de peixes de água fria, como salmão, atum e sardinha, ricos em ácidos graxos ômega 3, ajudaria a prevenir problemas mentais. Em artigo publicado na revista especializada “Arquivos de Psiquiatria Geral”, os autores afirmam que o uso desses suplementos por três meses parece ser tão eficaz quanto remédios. Este tipo de gordura reduziu em 25% o índice de doenças psicóticas, incluindo esquizofrenia.

Os cientistas realizaram a experiência com 81 indivíduos, de 13 a 25 anos, com um alto risco para transtornos psicóticos. Eles já apresentavam sintomas moderados de psicoses ou tinham história familiar de transtornos mentais, como esquizofrenia. Metade tomou suplementos de óleo de peixe (1,2g de ácidos graxos ômega 3) durante 12 semanas.

A outra parte recebeu apenas placebo (substância inócua). Os grupos foram acompanhados por um ano pela equipe de Paul Amminger, principal autor do estudo.

Embora o número de participantes não seja muito alto, o resultado foi significativo.

No grupo que ingeriu suplementos, dois manifestaram transtorno psicótico. No grupo placebo, este número chegou a 11. Para os autores, o ômega 3 interfere de forma positiva, restaurando os neurônios no cérebro, e a descoberta oferece esperança de ter opções além de fármacos, que causam efeitos adversos importantes, como aumento de peso e disfunção sexual.

Estudo brasileiro tem resultado semelhante No início deste mês, um estudo com ratos, no laboratório da Disciplina de Neurologia Experimental da Unifesp, revelou que o ômega 3 é capaz de regenerar neurônios, o que pode abrir caminho para o desenvolvimento de drogas para regenerar o cérebro de pessoas com epilepsia e alguns tipos de demência. Os resultados são promissores, mas precisam ser confirmados.

Fonte: O Globo (03/02/10)

Postagens relacionadas:



Autor: Dr. Leonardo Palmeira

Psiquiatra pela faculdade de medicina da UFRJ com especialização e pós-graduação em Psiquiatria pelo Instituto Philippe Pinel, Rio de Janeiro. Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria e Membro da Sociedade Internacional de Pesquisa em Esquizofrenia (Schizophrenia International Research Society) desde 2005. Autor do livro "Entendendo a Esquizofrenia.

Compartilhar →

16 Comentários

  1. >Gostei dessa pesquisa do ômega 3… vou comprar e começar a tomar, e parar com o medicamento antipsicótico que tomo, pq to canda dele, está me fazendo mal, me sinto agitada e estou engordando muito… espero que funcione…

    Post a Reply
  2. >Eloisa,

    esta pesquisa sugere algum efeito do ômega 3 na prevenção de quadros que podem evoluir para esquizofrenia. São pacientes que se encontram em risco maior, mas ainda não desenvolveram a doença. O ômega 3 não possui efeitos antipsicóticos comprovados e, por isso, não é indicado para substituir o tratamento de quem já tem os sintomas de esquizofrenia. Estes casos devem manter o tratamento com os antipsicóticos. Você pode conversar com seu psiquiatra sobre a substituição da risperidona por outro medicamento, já que não tem se adapatado a ela. Um abraço!

    Post a Reply
  3. >Li seu blog sobre o omega 3, gostaria de saber se é mesmo bom para um menino com 24 anos e que tem pc ele tem traqueostomia e usa oxigenio. Ele ultimamente anda muito hospitalizado por causa de uma ulcera que sangra e infeccao urinaria e pneumonia. Agora de um mes pra ca parece que ta se recuperando bem queria saber se vai ajuda-lo a se recuperar mais rapido. Quanto tempo depois que esta tomando que veremos algum resultado? Como derreter para por na sonda de jejunostomia? Se puder me ajudar agradeço Obrigado.

    Post a Reply
  4. >Não vejo benefícios do ômega 3 para o caso dele, além do que o ômega 3 tem propriedades anticoagulantes e poderia aumentar o sangramento. É preciso consultar o médico dele, pois mesmo fitoterápicos possuem efeitos colaterais e contra-indicações. Um abraço!

    Post a Reply
  5. >Doutor omega 3 é bom para depressão e comer compulsivo? Engorda?

    Post a Reply
  6. >Me,

    Ômega 3 parece ter propriedades estabilizadoras de humor, mas não existem estudos suficientes para recomendar seu uso como monoterapia na depressão ou em distúrbios alimentares. Não engorda. Um abraço!

    Post a Reply
  7. >Caro Dr. Leonardo Palmeira

    Sou farmacéutica, tenho-me interessada pela acção do omega 3 e fiquei agradavelmente surpreendida pela sua eventual acção preventiva nas psicoses.Tenho um neto de 8 anos cujo pai tem esquizofrenia e fico apavorada com a possibilidade de ele vir a contrair a doença.Que me aconselha o Doutor? É impossível de todo, saber com alguma aproximação se o menino virá a ter a doença???Há algum teste que possa ser feito para o prever? Agradeço o seu conselho.
    Desejo-lhe os maiores sucessos.

    Post a Reply
  8. >Otilia,

    infelizmente não temos como prever se a esquizofrenia irá se desenvolver numa determinada pessoa, a menos que ela já apresente alguns sinais precoces da doença. Nestes casos, não se trata de prevenir a doença, mas sim de evitar que a pessoa tenha um primeiro surto. Como a esquizofrenia é uma doença do neurodesenvolvimento, acredita-se que os fatores biológicos que a predisponham ocorram insidiosamente ao longo da gestação e primeira infância, sendo muito difícil predizê-los. Depois disso, nos resta zelar pelo ambiente desta pessoa, para que tenha menos estresse e possa lidar melhor com seus conflitos. Na adolescência, período de maior perturbação psicológica, é importante ficar atento e dar suporte e apoio, tendo como objetivo evitar o surto, que na prática seria o adoecimento, já que existem pacientes vulneráveis biologicamente, mas que não desenvolvem a doença (surtam) ao longo da vida. Um abraço!

    Post a Reply
  9. >Olá Dr., meu filho esta tomando Zargus 1mg ha 5 meses, no inicio melhorou muito seus problemas de comportamento e agitação,ficou mais carinhoso e compreensivo. No entanto esses efeitos foram desaparecendo ha + ou – 2 meses e agora ele esta como era antes do tratamento. Gostaria de saber se isso tem alguma explicação, pois não sei q atitude tomar agora. Obrigada

    Post a Reply
  10. >Pessoal, o site http://www.iherb.com/ é um excelente site americano para compra de vitaminas, suplementos e produtos naturais importados de qualidade com preços muito mais baratos que os praticados aqui no Brasil. Eles ainda dão desconto de 5 dólares na primeira compra para quem utilizar o cupom NAK992. O frete para o Brasil custa apenas 4 dólares. Eles vendem ômega 3 de várias marcas, mas o campeão de vendas no site e que teve melhor avaliação entre os usuários é este aqui:

    http://www.iherb.com/Natural-Factors-RxOmega-3-Factors-EPA-400-mg-DHA-200-mg-240-Softgels/4251?at=0

    O link acima refere-se ao frasco com 240 cápsulas, que custa U$29, mas também tem o de 120 cápsulas, que custa U$16, enfim, não tem nem comparação com os ômegas 3 que são vendidos aqui no Brasil, principalamente esses que são anunciados na TV, são muito caros. Aliás, este ômega que estou recomendando, além de ser mais barato, ainda tem 200mg de DHA e 400 de EPA, ou seja, são bem potentes, mais do que qualquer outro que vende por aqui.
    Bom, fica a minha dica. Acho que vale a pena!

    Post a Reply
  11. Tenho lido matérias a esse respeito e todas falam no omega 3 de peixes somente. Mas e a linhaça não seria uma boa alternativa? Eu consumo linhaça todos os dias e sinto uma boa melhora. Gostaria de saber a sua opinião sobre a linhaça e outras fontes mais baratas de omega 3. Eu deixo a linhaça dormir em um copo com água durante oito horas, pois ouvi falar que isso aumenta as propriedades desse produto.

    Post a Reply
    • Julio, a linhaça é uma boa fonte de ômega 3 e ômega 6, sendo assim seria também benéfica. É que os estudos comprovaram os efeitos do ômega 3 isoladamente. Os benefícios dependem também da dose diária de ômega 3, geralmente são doses altas, não sei quanto de linhaça precisaria consumir para chegar, p.ex., a 900mg de ômega 3? Um abraço!

      Post a Reply
  12. Dr. O ômega 3 é eficaz em uma pessoa diagnosticada com transtorno Bipolar?

    Post a Reply
    • Existem estudos que demonstram que o omega 3 tenha efeito regulador de humor. Pode ajudar como tratamento adjuvante aos estabilizadores, porém não existem estudos que comprovem sua eficácia como tratamento isolado no TBH. Abraço!

      Post a Reply
  13. Dr. Leonardo, parabéns pelo site. Tenho lido muito que o ômega-3 PREVINE a esquizofrenia em jovens. E para um adulto que JÁ tem a doença, ele pode ser útil? Agradeço sua gentileza.

    Post a Reply
    • Aldo, os estudos são em pacientes antes do primeiro surto, depois não se vê benefícios no sentido de tratar a doença.

      Post a Reply

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as postagens por eMail

Receba as postagens por eMail

Insira o seu Email abaixo para receber as postagens, notícias e comunicados do Web Site do Dr. Leonardo Palmeira.

Sua inscrição foi realizada!!

Área do Paciente – Dr. Leonardo Palmeira

Entrar







Perdeu a senha?