Primeiro vídeo do Evento Entrelaços 2018: Depoimentos pessoais que nos enchem de esperança!


Este ano o evento de encerramento do Programa Entrelaços debateu a construção de redes de apoio social para as pessoas que convivem com transtornos mentais severos, como a esquizofrenia, iniciativas que se tornaram um elemento central e aglutinador do processo de recuperação em saúde mental, da defesa dos direitos dos usuários e de seus familiares e do apoio mútuo com a possibilidade de formação de novos laços sociais que fortalecem vínculos e ampliam horizontes.

A primeira parte do encontro conta com o relato das experiências pessoais das pessoas que participaram do Programa Entrelaços neste ciclo de trabalho, que se iniciou em 2017.

paula guatimosimPaula Guatimosim conta sua trajetória no cuidado com o seu filho, inicialmente no setor privado e, depois, no setor público, onde descobriu diferenças importantes na filosofia do cuidar. Ela fala do quanto o Programa Entrelaços foi transformador em sua vida e mudou sua forma de encarar e compreender a doença mental.


mariah e rafaelMariah e Rafael falam da cumplicidade e do apoio mútuo que desenvolveram ao longo dos dois últimos anos e que possibilitou a adoção do pequeno Gabriel. Mariah fala de sua superação com a chegada do filho e da maternidade.


abielAbiel, pai de Jônatas, conta sua trajetória com sua família, ajudando o filho a superar as dificuldades e a chegar onde chegou, ressaltando a importância do Programa Entrelaços na conscientização sobre a doença e na capacitação para lidar com os novos desafios, como a música e o trabalho.


gustavoGustavo Baptista é músico e guitarrista da Bandazê e do Grupo Harmonia Enlouquece e já havia se apresentado no evento do Entrelaços no ano passado. Esse ano ele decidiu dar seu depoimento sobre sua trajetória e como tem conseguido se conscientizar sobre sua vulnerabilidade e procurar vencer os sintomas e as dificuldades.


sarau entrelaçosO evento deste ano foi abrilhantado pelo Sarau Entrelaços, grupo de músicos que se reuniu para ensaiar um pequeno concerto exclusivamente para o evento. Eles se reuniram durante algumas semanas no Centro Municipal de Saúde em Botafogo, onde também acontece o Grupo Construindo Horizontes.


Esperamos que o vídeo traga mais esperança e inspiração para todos que se propõem a lutar pelos seus ideais e a vencer seus obstáculos na busca de um futuro melhor. Aproveitem!

Postagens relacionadas:



Autor: Dr. Leonardo Palmeira

Psiquiatra pela faculdade de medicina da UFRJ com especialização e pós-graduação em Psiquiatria pelo Instituto Philippe Pinel, Rio de Janeiro. Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria e Membro da Sociedade Internacional de Pesquisa em Esquizofrenia (Schizophrenia International Research Society) desde 2005. Autor do livro "Entendendo a Esquizofrenia.

Compartilhar →

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as postagens por eMail

Receba as postagens por eMail

Insira o seu Email abaixo para receber as postagens, notícias e comunicados do Web Site do Dr. Leonardo Palmeira.

Sua inscrição foi realizada!!

Área do Paciente – Dr. Leonardo Palmeira

Entrar







Perdeu a senha?