Programa Sala de Debate – TV Futura, 2014


O Sala Debate desta noite fala sobre esquizofrenia, uma doença caracterizada pela perda do contato com a realidade. O paciente pode ficar fechado em si mesmo, indiferente ao que se passa ao redor ou, nos casos mais clássicos, ter alucinações e delírios. No Brasil, cerca de 1.6 milhões de pessoas têm a doença — e a cada ano cerca de cinquenta mil manifestam a doença pela primeira vez. Antes, os esquizofrênicos eram colocados em sanatórios para loucos devido às poucas informações a respeito da patologia. No entanto, nas últimas décadas, houve grande avanço no estudo e tratamento da esquizofrenia que, quanto mais precocemente for tratada, menos danos trará aos doentes. Recentemente a esquizofrenia voltou a ser tema de discussões, por conta da morte do cineasta Eduardo Coutinho. Segundo a polícia o filho do diretor teria cometido o crime durante um surto esquizofrênico, também sem confirmação do diagnóstico. O que a lei prevê nesses casos? Quais os sintomas da doença? Qual o tratamento? O Sala Debate, às 21 horas, responde a essas e outras perguntas e faz também uma homenagem ao cineasta Eduardo Coutinho, assassinado no dia 2 de fevereiro.

Convidados:

Leonardo Palmeira – pesquisador do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e membro da Sociedade Internacional de Pesquisa em Esquizofrenia.

Wilson Fraga – aposentado e portador de esquizofrenia

Helio Antonio Rocha – Mestre em Psiquiatria pela UFRJ e Psiquiatra do Hospital Municipal Pedro II

Pela internet: Eduardo Sá – psiquiatra forense do STJ

Postagens relacionadas:



Autor: admin

Compartilhar →

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as postagens por eMail

Receba as postagens por eMail

Insira o seu Email abaixo para receber as postagens, notícias e comunicados do Web Site do Dr. Leonardo Palmeira.

Sua inscrição foi realizada!!

Área do Paciente – Dr. Leonardo Palmeira

Entrar







Perdeu a senha?