Projeto Entrelaços e a força da família e do paciente na sua recuperação.


Em 17 de dezembro de 2016 foi realizado no Instituto de Psiquiatria da UFRJ – IPUB um evento de comemoração dos 7 anos do Projeto Entrelaços, projeto que já criou no Rio de Janeiro quatro grupos comunitários de apoio a famílias com membros com algum transtorno mental severo, como esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo e transtorno bipolar. Os grupos são formados a partir de um programa de psicoeducação realizado no IPUB, que consiste de uma etapa de acolhimento e entrevistas, uma segunda etapa de seminários sobre os transtornos mentais e uma terceira etapa de encontros em grupos para debater soluções para os problemas cotidianos. Os familiares e pacientes que concluem essas etapas reúnem condições de manter os encontros na comunidade, recebendo novas famílias e desenvolvendo um trabalho conhecido como par-a-par (do inglês “peer to peer”), a quarta etapa deste projeto. O objetivo é ampliar uma rede de apoio emocional e social para essas pessoas, fora dos serviços assistenciais tradicionais.

A segunda atividade foi uma mesa redonda em comemoração aos 7 anos do Projeto Entrelaços, coordenada pelo psiquiatra e coordenador do Projeto Entrelaços, Alexandre Keusen, com objetivo de discutir o papel da família e dos grupos de apoio a familiares e pacientes no cenário atual da saúde mental no Brasil. Três iniciativas foram debatidas, o Projeto Entrelaços, pelo psiquiatra Leonardo Palmeira, o Projeto Familiares Parceiros do Cuidado, pelo psiquiatra Pedro Gabriel Delgado, e o Projeto Transversões, pela psicóloga Marcela Weck. A enfermeira Silvana Barreto, do Grupo Construindo Horizontes, recém-formado pelo Projeto Entrelaços, deu seu testemunho sobre a transformação que o projeto trouxe para sua vida e para o relacionamento com sua mãe, que sofre de esquizofrenia.

Assista à primeira atividade do encontro!

Postagens relacionadas:



Autor: Dr. Leonardo Palmeira

Psiquiatra pela faculdade de medicina da UFRJ com especialização e pós-graduação em Psiquiatria pelo Instituto Philippe Pinel, Rio de Janeiro. Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria e Membro da Sociedade Internacional de Pesquisa em Esquizofrenia (Schizophrenia International Research Society) desde 2005. Autor do livro "Entendendo a Esquizofrenia.

Compartilhar →

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as postagens por eMail

Receba as postagens por eMail

Insira o seu Email abaixo para receber as postagens, notícias e comunicados do Web Site do Dr. Leonardo Palmeira.

Sua inscrição foi realizada!!

Área do Paciente – Dr. Leonardo Palmeira

Entrar







Perdeu a senha?