Short-cuts: Estudo da Unifesp aponta dano cerebral para usuários leves de maconha

Dois cigarros por dia podem afetar funções executivas, que processam e organizam dados novos.

Uma pesquisa realizada no Laboratório de Neurociências Clínicas (LiNC) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aponta que danos ao cérebro podem ser expressivos também para usuários “leves” de maconha (até dois cigarros por dia), segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira, 8, pela instituição.

O estudo, feito pela neuropsicóloga Maria Alice Fontes com participantes de 18 a 55 anos e orientado pelo professor Acioly de Lacerda, do Departamento de Psiquiatria, alerta para os prejuízos causados pela substância nas chamadas “funções executivas” cerebrais.

“Elas nos permitem processar e organizar todas as informações novas que nos são passadas diariamente e necessitam de planejamento, iniciação, memória operacional, atenção sustentada, inibição de impulsos, fluência verbal e pensamento abstrato”, escreveu Maria.

Lacerda explica que esse levantamento usou a maior amostragem do mundo de usuários crônicos avaliados por testes neuropsicológicos. Também é o primeiro a mostrar que os déficits cognitivos pelo uso leve, porém crônico, da droga parecem ser expressivos para desencadear disfunções no cérebro.

“Quanto mais precoce e maior a exposição à maconha, pior será a memória do usuário, mesmo depois de um período de abstinência”, afirma o professor.

Fonte: Estadão

Postagens relacionadas:



Autor: Dr. Leonardo Palmeira

Psiquiatra pela faculdade de medicina da UFRJ com especialização e pós-graduação em Psiquiatria pelo Instituto Philippe Pinel, Rio de Janeiro. Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria e Membro da Sociedade Internacional de Pesquisa em Esquizofrenia (Schizophrenia International Research Society) desde 2005. Autor do livro "Entendendo a Esquizofrenia.

Compartilhar →

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as postagens por eMail

Receba as postagens por eMail

Insira o seu Email abaixo para receber as postagens, notícias e comunicados do Web Site do Dr. Leonardo Palmeira.

Sua inscrição foi realizada!!

Área do Paciente – Dr. Leonardo Palmeira

Entrar







Perdeu a senha?