Suplemento vitamínico para os neurônios

A perda de sinapses, as conexões entre os neurônios, é uma das principais alterações fisiopatológicas na Doença de Alzheimer (DA) e está relacionada diretamente com a perda cognitiva. As sinapses são feitas de membranas neuronais e a patologia relacionada à membrana é um alvo terapêutico potencial para intervenções na DA.

A Support, braço farmacêutico da Danone, lançou o primeiro composto nutricional desenvolvido para dar suporte à formação de sinapses e melhorar a memória na Doença de Alzheimer leve. O Souvenaid tem uma combinação específica de nutrientes para a formação de sinapses, como uridina, ácidos graxos ômega 3, colina, fosfolipídeos e micronutrientes antioxidantes, como vitaminas B12, B6, B9, E, C, zinco e selênio.

Estudos em laboratório e com animais mostraram que a suplementação com DHA e EPA (ácidos graxos ômega 3), uridina e colina aumenta a síntese de fosfosfolipídeos incorporados à membrana de neurônios, aumenta o brotamento e crescimento de neuritos (axônios e dendritos), os níveis de proteínas específicas pré e pós-sinápticas e o número de colunas dendríticas, todos os pré-requisitos para a formação de novas sinapses.

Dois estudos clínicos com pacientes com Doença de Alzheimer leve, um com 12 semanas de duração e outro com 24 semanas de duração, mostraram que os pacientes que usaram diariamente o suplemento vitamínico tiveram uma melhora significativa da memória pela Escala de Memória de Wechsler (estudo 1*) e pela Bateria de Testes Neuropsicológicos (estudo 2**) comparativamente aos pacientes que não utilizaram o suplemento.

O composto não tem contra-indicações e pode ser comprado em farmácias, pelo telefone do fornecedor: 0800 727 8027 ou pelo site: www.sabordeviver.com.br

A tabela abaixo mostra as concentrações dos principais componentes do Souvenaid e a dieta que seria necessária fazer para a sua ingestão.

ComponenteQuantidadeDieta equivalente
DHA1200mg4 latas de atum/ 100g de atum fresco
EPA300mg4 latas de atum/ 100g de atum fresco
UMP625mg1 kg de tomate
Colina400mg100g de carne moída
Fosfolipideos106mg4 ovos
Ácido fólico400mcg1180g de brócolis
Vitamina B61 mg710g de espinafre
Vitamina B123 mcgcontida no atum
Vitamina C80mg1 laranja
Vitamina E40mgcontida no atum
Selênio60mcgporção de castanhas do Pará

* Estudo 1: Alzheimer Dement 2010; 6: 1-10
** Estudo 2: Journal of Alzheimer´s Disease 2012; 31: 225-236

Postagens relacionadas:



Autor: Dr. Leonardo Palmeira

Psiquiatra pela faculdade de medicina da UFRJ com especialização e pós-graduação em Psiquiatria pelo Instituto Philippe Pinel, Rio de Janeiro. Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria e Membro da Sociedade Internacional de Pesquisa em Esquizofrenia (Schizophrenia International Research Society) desde 2005. Autor do livro "Entendendo a Esquizofrenia.

Compartilhar →

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Receba as postagens por eMail

Receba as postagens por eMail

Insira o seu Email abaixo para receber as postagens, notícias e comunicados do Web Site do Dr. Leonardo Palmeira.

Sua inscrição foi realizada!!

Área do Paciente – Dr. Leonardo Palmeira

Entrar







Perdeu a senha?