Covid-19: Funcionamento dos Consultórios.


Prezados pacientes,

Conforme noticiado na mídia, a nossa cidade vem apresentando um aumento de casos de infecção pelo COVID-19, popularmente conhecido como coronavirus, o que nos coloca em estado de alerta, haja vista o que ocorreu em outros países em que a epidemia se encontra em fases mais avançadas. São esperados números crescentes de casos nas próximas semanas e precisamos estar preparados quanto às medidas de proteção, como evitar aglomerações, lavar bem as mãos ou utilizar álcool 70%, evitar colocar as mãos nos olhos, nariz e boca, além de cumprir a quarentena domiciliar em caso de infecção.

Não há motivo para pânico! O COVID-19 possui uma baixa taxa de mortalidade e complicações, a maioria dos casos são assintomáticos ou com poucos sintomas (principalmente tosse e febre). Contudo, pessoas idosas, com doenças crônicas ou imunossuprimidas têm maior risco de complicações respiratórias e podem requerer hospitalização, portanto, há de se ter cuidado redobrado com essa população.

Algumas universidades e escolas decidiram suspender as aulas por 15 dias a partir desta segunda-feira, 16/03, eventos esportivos e culturais estão sendo adiados ou cancelados para evitar aglomerações de pessoas. Essas medidas visam conter a velocidade do avanço do vírus e evitar que muitas pessoas adoeçam ao mesmo tempo, sobrecarregando o sistema de saúde, que, mesmo em países mais desenvolvidos, mostrou-se insuficiente para atender à demanda de pacientes.

Informamos que manteremos os horários normais de funcionamento e atendimento dos consultórios, sempre atentos às medidas de proteção dos nossos profissionais e pacientes. As secretárias, Sra Marismar (Barra) e Sra Tatiane (Ipanema), serão orientadas a oferecer aos pacientes e acompanhantes a possibilidade de aguardar o atendimento em locais abertos, se assim desejarem. O prédio na Barra da Tijuca dispõe de uma área ao ar livre no terraço e o de Ipanema dispõe de cafés na área externa da galeria, bem como de uma praça em frente.

Aos pacientes que não se sentirem seguros para comparecer pessoalmente ao consultório ou que não puderem por algum motivo de saúde será oferecido o atendimento por videoconferência, agendado em horário normal de consulta. O paciente poderá se consultar, bastando para isso que ele tenha acesso a um celular smartphone ou a um computador com conexão à internet. As receitas serão enviadas pelo correio para a residência do paciente. Ressaltamos que essa modalidade de atendimento só estará disponível para os pacientes que já foram atendidos anteriormente pelo Dr. Leonardo, conforme resolução do CFM.

Esperamos que essa situação seja breve e que logo possamos retornar às nossas rotinas!

Cordialmente,

Dr. Leonardo Palmeira

Compartilhe: