Mensagem de fim de ano do Portal Entendendo a Esquizofrenia.


Neste final de ano queremos transmitir uma mensagem de otimismo e esperança para 2011, acreditando num mundo com menos preconceito e mais respeito e oportunidades para aqueles que sofrem de um transtorno mental.

Sabemos que para alcançarmos esta meta precisamos unir a sociedade em torno de um sentimento positivo de que é possível sim derrubar os muros do preconceito e do estigma. Cada um pode fazer a sua parte, dedicando alguns poucos minutos de seu dia à divulgação da idéia de que podemos mudar a forma como encaramos a doença mental, seja através de e-mail ou conversas com amigos na escola, no trabalho, no seu condomínio ou comunidade, em clubes e igrejas.

Foi com esta iniciativa que o Reino Unido criou um movimento social contra a discriminação dos portadores de transtorno mental chamado “Time to Change” (Tempo de mudar), que conta com a mobilização de órgãos governamentais, empresas e um exército de voluntários dispostos a acabar com o preconceito. É o maior programa anti-estigma do país e vale à pena visitar o site da campanha http://www.time-to-change.org.uk/

O Portal Entendendo a Esquizofrenia apresenta a seguir alguns vídeos legendados da campanha inglesa e que transmitem esta mensagem de otimismo. Você pode ajudar divulgando esta idéia aos seus amigos e contatos e quem sabe conseguimos mobilizar as instituições em nosso país para uma campanha nacional contra o estigma da doença mental!

Schizo, o filme

Não me leve a mal

Como as pessoas podem ajudar amigos ou familiares com doença mental?

O site da campanha também colocou no ar dicas para um Natal alegre e saudável:
1) Sua presença é o maior presente! Só estando lá para ouvir e falar, e também visitar as pessoas que podem estar sozinhas durante o período festivo, pode fazer uma grande diferença para alguém neste Natal. Você não precisa ser um especialista em saúde mental para apoiar um amigo ou um membro da sua família que esteja mais vulnerável.
2) Se você sente que precisa de apoio, reserve um tempo para conversar com amigos ou familiares sobre suas preocupações ou dúvidas. Falar pode ajudar a buscar o foco e colocar as coisas em perspectiva.
3) Tire um tempo para si mesmo se você estiver estressado ou chateado. Dê uma caminhada, ouça uma boa música ou pegue um livro para uma leitura rápida.
4) Coma bem, beba com moderação e encontre formas divertidas de ficar ativo. Cuidar da sua saúde física durante o Natal pode ser um bom caminho para proteger a sua saúde mental também.
5) Tenha uma boa noite de sono. A emoção e o estresse do Natal mais ir até tarde da noite para estar reunido com seus entes queridos pode afetar padrões de sono. O importante é estar bem descansado para que você possa se sentir bem.
6) Lembre-se de relaxar. Compense as responsabilidades e o trabalho com as atividades de recreação e lazer, e se dê um tempo livre quando sentir que precisa. Os exercícios de respiração, meditação ou yoga são perfeitos para ajudar a relaxar.
7) Tente não fazer tudo sozinho. Pedir aos outros que compartilhem as tarefas com você, como cozinhar, limpar, decorar ou embrulhar os presentes, é importante para garantir que você não se sinta estressado ou sob pressão.
8) Lembre-se da arte de dar. Natal não é só receber presentes, é sobre o espírito de dar também. Por que não alegrar o dia de alguém oferecendo seus serviços para uma instituição de caridade que fornece refeições de Natal ou visitar um vizinho idoso ou parente que pode estar vulnerável neste momento. Fazer algo generoso pelos outros pode fazer você se sentir bem consigo mesmo.
9) Não coloque pressão sobre si mesmo para que tenha um grande momento. A expectativa de que todos devem ser felizes e se divertir no Natal pode deixar você pra baixo e esvaziado, portanto, se tranquilize de que não se sentir alegre é completamente normal e muitas pessoas se sentem da mesma maneira.
10) O Natal não tem que ser perfeito. Alguns dos melhores momentos da vida são quando as coisas dão errado e você se vê no desafio de fazer as coisas acontecerem à medida que o tempo avança.

Tenha um Natal alegre e divertido e um 2011 de muita saúde, conquistas e avanços pessoais.
São os sinceros votos da nossa equipe!

Portal Entendendo a Esquizofrenia

Compartilhe:
Receba as postagens por eMail

Receba as postagens por eMail

Insira o seu Email abaixo para receber as postagens, notícias e comunicados do Web Site do Dr. Leonardo Palmeira.

Sua inscrição foi realizada!!