Short-cuts: estresse no trabalho e risco de AVC.


Qual a associação entre o estresse do trabalho e isquemias cerebrais ou AVC?

Um estudo publicado por pesquisadores japoneses na revista Archives of Internal Medicine, em janeiro de 2009, avaliou, durante 11 anos, 6553 trabalhadores japoneses de ambos os sexos quanto ao risco de isquemia cerebral na presença de fatores como estresse, alta demanda e baixo controle no trabalho.

No período de 11 anos, ocorreram 147 casos de isquemia cerebral ou AVC. Análises estatísticas identificaram um risco de AVC duas vezes maior entre homens com alta demanda e baixo controle de trabalho (gerador de maior estresse) do que entre homens com baixa demanda e alto controle do trabalho (menor estresse). Outras variáveis como idade, escolaridade, tabagismo, consumo de álcool e atividade física foram corrigidas para evitar confusão nos resultados. Entre as mulheres, não foi encontrada significância estatística entre o estresse do trabalho e o risco de isquemias.

Os autores concluem que o alto nível de estresse no trabalho está associado à maior ocorrência de isquemias cerebrais entre homens. O estresse aumenta a resposta inflamatória do organismo através da ativação das glândulas hipófise-adrenal e aumenta a produção de um hormônio conhecido como cortisol. O tipo de isquemia mais encontrado foi o de pequenos vasos sanguíneos(p.ex., glioses e infartos lacunares), localizados na substância branca subcortical do cérebro, decorrente de microangiopatia (doença de pequenos vasos).

Este trabalho é mais um em meio a outras evidências científicas de que o estresse é capaz de gerar problemas físicos que podem interferir na qualidade de vida e saúde a longo prazo.

Fonte: Prospective Study on Occupational Stress and Risk of Stroke – Author(s): Tsutsumi A, Kayaba K, Kario K, Ishikawa S. Arch Intern Med 2009;169:56-61.

Compartilhe:
Receba as postagens por eMail

Receba as postagens por eMail

Insira o seu Email abaixo para receber as postagens, notícias e comunicados do Web Site do Dr. Leonardo Palmeira.

Sua inscrição foi realizada!!