Orientações para uma situação de emergência


Na minha ausência entrar em contato com:

Dr. Elias Carim – 99971-7257

Clínica Espaço Clif (atendimento de emergência 24h) – 3439-7751 / 3439-7752

Esta clínica, localizada em Botafogo, possui atendimento psiquiátrico 24 horas tanto a nível ambulatorial como para emergências/internações. Os médicos que eu indico são Dr Gustavo, Dra Tatiana e Dra Thaís.

Peço sua compreensão caso haja necessidade de repetir receitas por falta de algum medicamento no período de minha ausência, pois esses médicos não são obrigados a fornecer receitas para meus pacientes, uma vez que não os conhecem e o Código de Ética Médica impede ao médico a prescrição de qualquer tratamento, inclusive medicamentos, sem examinar previamente o paciente. Caso você necessite de receitas, oriento agendar com esses médicos uma consulta para ser avaliado.


Em uma situação de emergência em casa deve-se agir com cautela e planejamento. Em primeiro lugar busque sempre orientação médica antes de tomar qualquer decisão. Se o paciente se recusa a ir ao médico, vá enquanto familiar para esclarecer suas dúvidas e traçar em conjunto com o especialista um plano de ação.

– Remoção de ambulância em casa

Esta é uma situação que precisa ser bem planejada, pois normalmente envolve atitudes à revelia do paciente. Deve-se sempre buscar o diálogo e o entendimento antes de precisar deste recurso, porém há casos em que o paciente não deixa outra escolha, seja por sua agitação ou agressividade, seja por negativas recorrentes de tratamento.

Antes de chamar a ambulância, certifique-se do destino do paciente. Se for uma clínica psiquiátrica, entre em contato para saber se há vagas e só chame a remoção depois de garantida a vaga na clínica.

Ao ligar para o serviço de remoção, certifique-se de que ele tem profissionais especializados em remoções psiquiátricas. É muito importante também que os enfermeiros venham acompanhados de um médico (não precisa necessariamente ser um psiquiatra), principalmente se esta remoção for à revelia do paciente. Caso a ambulância chegue em sua casa sem o médico, não aceite o serviço, exija a presença do médico. Além do médico poder medicar o paciente na situação de emergência, a presença física do médico dá legitimidade à ação e muitos pacientes não resistem à remoção depois que conversam com o médico.

Uma situação como esta em casa precisa ser bem executada. A pior coisa é agir contra a vontade do paciente sem ser eficiente, piorando ainda mais a situação. É desaconselhável que o familiar se envolva diretamente na abordagem ao paciente. Quem deve abordá-lo é o médico e os enfermeiros. O familiar pode e deve acompanhar o paciente na ambulância até o hospital.

No Rio de Janeiro existem serviços de remoção especializados em psiquiatria e a SAMU, Serviço Móvel de Urgência do governo, também atende em casa.

Helpsi (coord. Enf. Célio) – 7869-6062; 9531-2792; 9667-5417; 7715-0457 (Enf. Edson); 7869-6061 (Enf. Maurício)

SAMU – 192

– Levando o paciente de carro para o hospital:

Não leve o paciente de carro para a clínica, exceto se ele concordar em ir. Caso ele aceite, peça ajuda a pelo menos dois familiares, que irão com ele no banco de trás, em cada ponta (o paciente deve ir no meio). Isso é uma segurança tanto para o paciente como para quem vai dirigir o veículo, caso o paciente mude de ideia no caminho ou se torne agressivo.

– Clínicas psiquiátricas no Rio de Janeiro para internação:

Espaço Cliff (Botafogo) – 3439-7751 / 3439-7752 – atualmente a melhor clínica do Rio de Janeiro, não atende convênios.

Casa de Saúde Saint Romain (Santa Tereza) – 3861-8100 – atende convênios

Não recomendo outras clínicas psiquiátricas. Para opções em São Paulo, entre em contato.

– Serviço de enfermagem domiciliar

Este recurso é útil em situações em que o paciente precisa de um acompanhamento de enfermagem em casa, 12 ou 24h (p.ex. após uma internação, até que o paciente se sinta seguro para ficar só), ou se precisar de ajuda de enfermeiros para tomar medicamentos (p.ex. medicações injetáveis). Geralmente esta equipe precisa ser agendada com antecedência mínima de 12h, por isso não costuma atender a urgências.

Equipe de enfermeiros especializados:

Enf. Célio – 9531-2792/7869-6061/9667-5417

Enf. Maurício – 7869-6062