Programa Sem Censura Especial (01/12/09) – Esquizofrenia e Assistência Psiquiátrica no Brasil.
Fui convidado pela jornalista Leda Nagle para participar de um debate sobre assistência psiquiátrica no Brasil. Ela decidiu dedicar um programa inteiro ao assunto e convidou também o poeta Ferreira Gullar, que tem um filho esquizofrênico e já escreveu diversos artigos sobre o tema em jornais e revistas, o deputado federal Germano Bonow, conhecedor da política de saúde mental e que tem sido uma das poucas vozes a respeito na Câmara dos Deputados, e o artista plástico Vitório Gheno, cuja a filha é esquizofrênica e está internada há vários anos em uma clínica em Porto Alegre com um quadro grave.
É um debate de alto nível, enriquecedor para aqueles que querem conhecer melhor a política de saúde mental do Brasil. Assista!
>Excelente discussão mostrando o q há por trás da ideologia da política antimanicomial. parabens pelo ponto de vista e pela dedicação à saúde mental!
abraço!
>Obrigado, Thiago!
Acho que este programa foi muito importante para debater e esclarecer à população os diferentes pontos de vista da reforma e assistência psiquiátrica no Brasil. Adorei ter participado e espero que outros espaços sejam criados, pois, afinal, debate-se pouco sobre um tema tão importante e que afeta milhões de brasileiros. É preciso avançar muito mais neste campo. Um abraço!
>Oi Dr.Leonardo,
Lembro-me do programa supracitado, que assisti e considero relevante por desconstruir sofismas antipsiquiátricos que lesam a saúde da população.
Parabéns pela participação.
>oi dr. a filha desse artista gueno foi abandonada por ele na clinica sao jose ,so porque na epoca ele deu uma cherada, trataram com eletrochoque,ela ficou mais esquisofrenica ainda pela dor de ser abandonada numa clinica,pelo pai artista que sao tudo meio loucos ,deixou a fernanda hoje ela ta horrivel,abandonada na clinica sao jose…que pai em esse sim prescisa ser internado bom ta quase morrendo ok abracos
>Que tipo de pessoa e que interesse esta pessoa teria para escrever um comentário ANÔNIMO, como o comentário acima deste meu, da forma com o qual foi escrito o cometário acima, ANÔNIMO, escrito com o português completamente errado e que não se apresenta, não se identifica? Por acaso foi "mandada" por alguém para escrever um comentário destes? Toda a denúncia tem que ser identificada para ter credibilidade ! E isto que foi escrito tem que ser provado, sob pena de poder ser processado, por calúnia, difamação ou injúria, conforme cada caso. Temos que saber nos comportar e não podemos dizer o que bem entendemos sem podermos provar. Acredite, você não é imortal e não está livre de qualquer infortúnio que a vida possa lhe apresentar. Prove o que diz. Obrigado. p.s. o programa SEM CENSURA foi excelente, e meus parabéns aos debatedores que tiveram a coragem de comparecer, sobremaneira, o Sr. Gheno que é idoso e se abalou de Porto Alegre para ir até o Rio de Janeiro enfrentar o Brasil inteiro, o que prova sua boa-fé e boa vontade.
Boa noite
Meu filho robso apresenta alterações comportamentais (agressividade. transtorno. obsessivos) distúrbio do sono de carácter progressivo. Associado a dificuldade de aprendizado desde 2007 .É tem distúrbio do sono.
Ele vai passar por uma consulta com o neurologista dia 20/02/2019 .
Será que o neurologista pode me liberar o lauda já na primeira consulta?.
Porque preciso pra dar entrada no bpc .
Raucilio, não sei do que se trata o bpc, mas imagino que o neurologista prescrevendo o remédio e você em posse da receita e de um laudo possa resolver essa questão.