Assista ao video do Dia da Consciência sobre a Esquizofrenia no Rio de Janeiro.


Com o mote “Mais Amor, Menos Estigma” um grupo de pacientes e familiares que formam uma rede comunitária de apoio às pessoas que convivem com transtorno mental severo na cidade do Rio de Janeiro decidiu pela primeira vez organizar um dia pela Consciência da Esquizofrenia, seguindo a tradição de outros países que já marcam a data de 24 de maio para levar a informação correta à sociedade e, assim, combater o preconceito.

O local escolhido foi a Quinta da Boa Vista, onde ocorreram apresentações musicais, roda de conversa sobre a doença, depoimentos de pessoas que se recuperaram e um varal com frases e personalidades importantes no campo da saúde mental, como Nise da Silveira, Philippe Pinel e Franco Basaglia.

O vídeo com depoimentos de familiares e pacientes no dia do evento quer chamar a atenção para a importância da informação no combate ao estigma e ao preconceito, principais barreiras para que as famílias e as pessoas com esquizofrenia procurem ajuda e tratamento.

O tratamento precoce e fazer parte de sua comunidade, constituindo uma rede de apoio e solidariedade, são as principais armas para a recuperação e o bem estar. Procure um grupo de apoio na sua cidade, onde você encontrará pessoas que são exemplos de fé, esperança, força, atitude e superação.

Assista ao vídeo!

Compartilhe: