Programa ‘Em Família’ debate a esquizofrenia.
Programa do Canal Saúde, da Fiocruz, convidou dois familiares de pessoas com esquizofrenia para um debate com o Dr. Leonardo Palmeira sobre os desafios da família e como ela pode ajudar o paciente na recuperação.
Ola dr Leonardo a meses tenho desconfiado que minha esquizofrenia progrediu para esquizofrenia residual. Tenho 3 anos de doença(esquizofrenia paranoide) tenho muitos sintomas negativos e alguns positivos. Quanto tempo de doença é necessario para diagnostico de f20.5. Gostaria de saber se tem como distinguir a depressao e os sintomas negativos tais como apatia,avalia,anedonia,anergia,alogia. Ou seja como saber se tenho sintomas negativos de f20.5 ou sintomas de depressao? É possivel na residual ter sintomas positivos como delirios e alucinaçoes junto com os sint.negativos?
Marco, esses subtipos caíram em desuso, tanto que na ultima versão da DSM-V, lançada em maio agora, eles acabaram com a tipificação, pois na prática pacientes apresentam graus variados de sintomas negativos, positivos e desorganizados sem que isso signifique necessariamente diferença de estágio ou prognóstico. O tipo residual seria aquele que mais se aproxima da esquizofrenia crônica com sintomas deficitários graves, predominantemente negativos. Em relação à pergunta sobre diferenciação dos sintomas negativos com a depressão, é possível sim, mas isso você deve conversar com seu médico, pois esta diferença exige da experiência do psiquiatra. Um abraço!