Cariprazina é aprovada pelo FDA como o mais novo tratamento para Esquizofrenia e Transtorno Bipolar.


Um novo antipsicótico para tratar sintomas negativos persistentes da esquizofrenia e melhorar o funcionamento global dos pacientes acaba de ser aprovado pelo FDA, órgão máximo de regulação dos EUA. O medicamento Vraylar (cariprazina) já foi testado em 1754 pacientes com esquizofrenia em três estudos e mostrou ser eficaz em reduzir os sintomas da esquizofrenia. O medicamento também recebeu a aprovação para o tratamento do Transtorno Bipolar.

No estudo de fase 3, anterior à aprovação, a cariprazina foi comparada com a risperidona em 461 pacientes, mostrando ser mais eficaz do que ela no tratamento dos sintomas negativos, como apatia, isolamento social e embotamento afetivo, tendo eficácia semelhante no combate aos sintomas positivos, por atuar também em receptores de dopamina.

“O importante é que a cariprazina foi significativamente mais eficaz do que a risperidona não somente melhorando os sintomas, mas também o funcionamento social dos pacientes”, afirmou György Németh, director medico do laboratório Gedeon Richter, que desenvolveu o medicamento.

Isso pode ter um grande impacto na qualidade de vida dos pacientes. O estudo foi apresentado durante o 28º Congresso da Sociedade Européia de Neuropsicofarmacologia, em agosto passado.

A cariprazina é um antipsicótico diferente dos de segunda geração, por apresentar uma atividade agonista parcial dos receptores D2 e D3, ao invés da tradicional ação antagonista em receptores D2. Neste sentido ele se assemelha ao aripirazol, já comercializado, inclusive no Brasil, embora este não tenha a ação nos receptores D3. Acredita-se que por isso a cariprazina possa ter melhor atuação nos sintomas negativos e cognitivos.

O medicamento deve estar disponível nas farmácias norte-americanas nos próximos meses, mas não existe ainda uma previsão de chegada ao mercado brasileiro.

Compartilhe:
Receba as postagens por eMail

Receba as postagens por eMail

Insira o seu Email abaixo para receber as postagens, notícias e comunicados do Web Site do Dr. Leonardo Palmeira.

Sua inscrição foi realizada!!