Chega ao Brasil a Lurasidona, nova opção de tratamento para esquizofrenia e transtorno bipolar.
Chega este mês no Brasil, aprovado pela ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária), a lurasidona (Latuda), mais uma opção para o tratamento da esquizofrenia e da depressão bipolar.
Lurasidona (comercializado com o nome de fantasia Latuda, pelo laboratório Daiichi Sankyo Brasil) é uma molécula com propriedades antipsicóticas da classe dos atípicos ou de segunda geração, agindo como antagonista (bloqueadora) de receptores de dopamina D2 e D3 e de receptores de serotonina 5-HT2A e 5-HT7 e como agonista parcial (estimulante) de receptores serotoninérgicos 5-HT1A.
Ela é aprovada nos EUA desde 2010 para o tratamento da esquizofrenia e desde 2013 para o transtorno bipolar (episódios depressivos).
É um antipsicótico de segunda geração como menor risco de efeitos cardiovasculares, ganho de peso e aumento de colesterol.
Alguns estudos mostram que a lurasidona tem uma eficácia em sintomas cognitivos, melhorando funções como atenção, memória e função executiva.
Latuda será comercializada no Brasil em doses de 20mg, 40mg e 80mg.
Vejam o comunicado da ANVISA:
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 18/10/2017 15:27
Última Modificação: 18/10/2017 15:33
Um medicamento inédito para a esquizofrenia e depressão associadas ao transtorno bipolar recebeu registro da Anvisa. O novo produto é o Latuda (cloridrato de lurasidona), um antipsicótico que deve ser comercializado em comprimidos de 20mg, 40mg e 80mg, em embalagens de 7, 14, 30 ou 60 comprimidos.
O novo produto traz algumas melhorias para o paciente como a baixa alteração do perfil metabólico, o que significa menor ganho de peso e alterações limitadas no perfil de gorduras e glicose do organismo.
Como se trata de um antipsicótico, a lurasidona foi enquadrada na categoria de medicamentos controlados e sua venda será feita somente com receita especial em duas vias.
O medicamento já havia sido aprovado na Europa e nos EUA. O registro foi publicado na última segunda-feira (16/10).
Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial e Facebook @AnvisaOficial
Dr, me trato com a clozapina , é uma medicação muito boa , estabiliza a depressão bipolar e a mania… porem possue um perfil de muita sonolencia e sedação.Esse medicamento novo junto com um estabilizador no meu caso melhoraria esses efeitos negativos? essa melhora de função executiva tem haver com melhora na motivação? Grato.
Ricardo, é preciso ter cautela, pois a clozapina é um antipsicótico com eficácia superior, inclusive à lurasidona. É o único antipsicótico até hoje com indicação para casos refratários de esquizofrenia. Não sei o motivo pelo qual usa a clozapina, já que ela possui outras indicações, como ideação suicida e violência. Eu sugiro a você conversar com seu médico sobre esta troca.
Dr fui diagnosticada como Bipolar Tipo 2, porém estava tratando como depressão maior há 1 ano e meio, tomando o Ellifore, vou fazer a transição do antidepressivo para o Latuda. Me sinto insegura por ler a bula. Quais reações devo esperar com essa troca?
Thaís, geralmente o Latuda é bem tolerado, mas existem reações que podem variar de pessoa para pessoa de acordo com a sensibilidade de cada um. Destaco as reações extrapiramidais, como tremores, rigidez muscular, inquietação. O ideal é iniciar com doses baixas e ir ajustando lentamente para avaliar essa sensibilidade.
Dr, minha mãe foi diagnosticada com depressão psicótica e iniciou o latuda 80mg há 12 dias em conjunto com bromelix. Mesmo o latuda sendo indicado para esquizofrenia e bipolar pode dar resultado no caso dela? Ainda não vimos sinal de melhora.
Muito obrigada.
Beatriz, o Latuda é um antipsicótico potente, com ação em receptores dopaminérgicos e serotoninergicos, por isso, além de sua indicação na psicose (esquizofrenia e TBH), possui eficácia comprovada também em depressão bipolar. Como sua mãe possui uma depressão psicótica, ele deve funcionar para a psicose e, possivelmente, para depressão. O tempo de resposta é de 4 a 8 semanas, então não é possível ainda avaliar a resposta ao Latuda.
meu irmão está no Rio e sofre com algumas medicações..não dorme, muita angústia, ansiedade e pensamentos no passado de remorso…
Como ajudar? É possível agendar um atendimento? ou uma consulta?
Maria Carlota, sim, é possível agendar uma consulta pelos tels 2439-4269 e 97226-3801 (WhatsApp).
Dr. Tenho um diagnostico não fechado de bordeline e um anterior de TAG. Há dois anos atras passei por um longo processo de depressão. Ainda hoje tomo Velija 120 Sertralina 100 e no lugar do oleptal entrou o latuda há um mês. Ja tinha passado pela mirtazapina que me fez engordar 20k. O que tenho sentido com a entrada do latuda inicialmente 40 e agora 20 é muito sono ao acordar, junto a uma grande preguiça. Em relação ao apetite foi sensacional. Não estou mais em compulsão. Faço terapia tambem.
Roberta, o Latuda pode dar sono sim, precisa avaliar com seu médico se também não pode estar ocorrendo uma apatia em decorrência do Latuda. Melhoras!
O latuda dá mais sono que a risperidona?
Diogo, sonolência é um efeito muito individual, cada paciente tem uma sensibilidade diferente, mas na minha experiência a Risperidona (ao menos o Risperdal) me parece mais sedativo que o Latuda.
Olá dr sofro de bipolaridade e sinto muita depressão, pesando muito em suicídio. Faço tratamento nos hospital das clinicas à dez anos em são paulo, passei muito mal com todas as medicações. Hoje tenho equilíbrio de humor mas a depressão não acaba. Tomo carbamazepina, topiramato e hadol. O haldol desde que comecei tenho mais depressão e muita acne. Existe lurasidona nas redes publicas.
Doutor, tudo bem?
Gostaria de saber se o senhor já tratou alguém com gagueira utilizando esse medicamento. QUais foram os resultados? O senhor acha que esse medicamento pode ajudar na redução (ou eliminação) da gagueira?
O médico psiquiatra americano Gerald Maguire, referência na área, publicou este estudo utilizando a Lurasidona:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28738099
Raul, sim, antipsicóticos podem ser úteis no tratamento da gagueira, mas conjugados com a terapia fonoaudiológica e psicológica.
Estou gravida de 5 meses o psquiatra entrou com Latuda. Qual a segurança desse remedio em relaçao ao feto?
Luana, não há dados conhecidos, pois trata-se de um medicamento novo. Baseado nos demais antipsicóticos, não há risco de teratogenicidade conhecido e deve-se ter cuidado no terceiro trimestre de gestação por possibilidade de efeitos extrapiramidais no feto.
Olá Dr. Trato bipolaridade e por muito tempo em efeitos mistos tipo II. O latuda 40mg me ajudou com a depressao. Mas todas as tardes até dormir sinto crise de ansiedade e angústia que vai me deixando incapaz de qualquer coisa, até mesmo ver TV. Me alívio com Lorazepan, e para apagar de vez tomo um zolpiden. E então acordo melhor, mesmo que eu acorde apenas 2 h depois. Tem possibilidade de o Latuda provocar esses efeitos? Posso estar viciado em calmantes? Ou como alguns dizem, o problema está no meu auto controle emocional?
Marcos, o lorazepam, como ansiolítico, é uma opção de tratamento para as crises de ansiedade, mas o uso prolongado dele pode causar dependência, então seria interessante conversar com seu médico sobre outras alternativas de uso a longo prazo que não causassem dependência. Quanto à possibilidade de ser efeito colateral do Latuda, ele pode causar ansiedade e inquietação no início do tratamento.
Eu como leigo, não sou médico nem analista, mas, se essa sua ansiedade não dor efeito colateral de algum outro medicamento para bipolaridade sem ser a depressiva: pode ser café, gengibre, chá verde, essas coisas, se não for, eu então imagino que se seu caso foi depressão bipolar, a indicação desse medicamento para depressão bipolar, se a sua bipolaridade for a de depressão, pra mim foi por água abaixo. Bom, imagino aqui com meus botões. O que o senhor acha Doutor?
Não compreendi sua colocação, a lurasidona pode ser usada no tratamento da depressão bipolar, a depressão bipolar é a fase depressiva do transtorno bipolar.
Dr. Após várias tentativas c antidepressivos, meu psiquiatra indicou latuda 20mg e carbolitium 300mg. Isto pq tenho os sintomas descritos no seu artigo de “estado misto”. É uma boa medicação? Qnto tempo para ter uma resposta? Os efeitos colaterais, caso apareçam,tendem a diminuir com o tempo?
Obrigado
Ale, sim, são bons medicamentos, em geral a resposta pode levar de 4 a 12 semanas, dependendo da dose e os efeitos colaterais variam em relação à sensibilidade individual, podendo haver uma adaptação em igual período.
Dr , poderia me explicar como é possível o Latuda ajudar nos sintomas do estado misto se ele é antagonista do receptor D2? Essa característica não vai fazer com que a pessoa fique mais apática (sem conseguir sentir tristeza, alegria ou chorar) e anedonica/desmotivada?
Luana, a lurasidona possui ação nos receptores de serotonina, então possui uma ação potencialmente antidepressiva, seu bloqueio D2 também vai depender da dosagem, por essa razão ela tem indicação no tratamento da depressão bipolar.
Olá Dr., tudo bem?
Gostaria de saber se tem algum medicamento novo e eficaz no tratamento para TOC(transtorno obsessivo compulsivo? Tenho Toc e atualmente tomo Alenthus, 1 comprimido de 150mg À noite e 1 comprimido de 75mg de manhã. Faz 16 anos que os sintomas começaram, já tomei Luvox, anafranil. Tive melhora, mas não consigo me libertar totalmente dos sintomas, sempre tenho meus medos e acabo fazendo rituais.
Att Graciete
Dr. Leonardo, minha esposa faz tratamento de distúrbio bipolar com carbamazepina, topiramato e haldol. Quanto a este último, apresenta reações mostradas na bula como, visão embaçada, andar vacilante e aumento de peso. Essas circunstâncias são incompatíveis com sua profissão de cantora. Também, a depressão bipolar está muito acentuada. A latuda poderia funcionar melhor para ela como antipsicotico? Digo isso, pelo citado aumento de peso e da depressão bipolar.
Marco, por ser um antipsicótico de segunda geração o Latuda tem menos efeitos colaterais e em geral é melhor tolerado do que o Haldol.
Boa Noite Dr. tenho TOC (transtorno Obsessivo Compulsivo há 16 anos. Já tomei diversos medicamentos. Atualmente estou tomando Alenthus 75mg de manhã e 150mg à noite. Tenho um certo controle dos meus medos de contaminação, mas quase todos os dias ainda faço rituais de lavar as mãos e fico constantemente preocupada se as pessoas lavam as mãos quando vai ao banheiro.
Gostaria de saber de já existe algum tratamento ou medicamento que consiga tratar melhos os sintomas do Toc?
Att Graciete
Graciete, o TOC é um transtorno parcialmente responsivo a medicamentos na maioria dos casos, o melhor resultado de tratamento têm sido a associação de medicamentos antidepressivos, como o que você cita, e a terapia cognitivo-comportamental.
DR LEONARDO,ESSA MEDICAÇÃO MELHORA COGNIÇÃO/MOTIVAÇÃO?
Pamela, sim, a lurasidona pode melhorar a vontade, uma vez que possui ação antidepressiva, e pode ajudar na cognição, como ocorre com outros antipsicóticos de segunda geração.
Olá Dor. O meu filho sofre de depressão profunda que deixar ele catatônico já faz nove meses que ele faz o tratamento com olanzapina 20 mg sertralina 250mg Lítio 1200mg são doses por dia, os resultados não tem sido bons, por quer no mês vou pegar como exemplo ele fica duas semana bem e duas semanas mal catatônico fica
triste sem conversa Paradão dentro casa sem ânimo pra nada, o médico sugeriu mudar de medicamento tirando alanzaPina para ver se muda esse quadro dele de catatonismo, e talvez o remédio seja esse novo lurasidona. Doutor com a sua experiência qual é o melhor remédio para se tratar uma pessoa que sofre de depressão catatônica.
A faltou uma informação ele já ficou internado, porque ele não se alimentava , foi preciso usar sonda durante 1 1/2 mes para se alimentar , não andava fica muito catatônico
Jailson, os sintomas de catatonia na depressão devem ser tratados farmacologicamente, podem ser utilizados antidepressivos, antipsicóticos e ansiolíticos, isoladamente ou em conjunto, dependendo de cada caso. Em casos graves, em que ocorra risco de vida, seja por desnutrição ou desidratação, o indicado é a Eletroconvulsoterapia (ECT), que por sinal é o tratamento mais eficaz e rápido no tratamento da catatonia.
Dr. Leonardo, fui diagnosticada com transtorno bipolar e atualmente faço uso de Latuda 40 mg. Gostaria de saber qual percentual de eficácia para não ter uma crise (mania) tomando esse medicamento e se você faz algum tipo de tratamento alternativo (vitaminas/suplementos) ao invés da medicação convencional.
Shirlei, a lurasidona, por ser um antipsicótico, tem uma ação antimaníaca. No seu caso é necessário avaliar se a dose é suficiente para a prevenção de novos quadros, lembrando que o medicamento é um dos fatores de proteção, não é o único. No transtorno bipolar, como em outros na saúde mental, devemos olhar para o ambiente da pessoa, para a família, para o lado psicológico de como a pessoa lida com suas questões, por isso a importância da terapia, tanto individual, como de família, a psicoeducação e outras terapias não convencionais, como meditação, yoga, atividades físicas, que também ajudam na recuperação. Em relação à suplementação vitamínica, existem estudos com Omega 3 e, mais recentemente, metilfolato em transtornos de humor, mas você deve conversar com seu médico a respeito, para não fazer nenhuma suplementação que não seja necessária. Lembrando que nenhuma vitamina substitui o tratamento médico.
Olá Doutor! Eu estava tomando a Clozapina, mas devido aos efeitos sexuiais e um pouco de sensação de engasgamento(acho pela influência na salivação), estou com vontade de testar o Latuda, mas gostaria de saber, como é os efeitos adversos sexuais dele,
José, não existem efeitos colaterais sexuais específicos do Latuda, mas ele pode afetar como outros antipsicóticos. Na minha experiência isso é muito individual e relacionado a cada medicamento.
Olá doutor , eu tenho esquizofrenia e transtorno dismorfico corporal com episódios suicidas, faço uso de muitas medicações 10 comprimidos por dia e 2 ampolas de haldhol decanoato de 15 em 15 dias, na minha última internação que eu estava na UTI um médico falou pra minha mãe que existe um remédio novo que substituiria Grande parte das medições pq eu apresento gastrite e refluxo e isso está preocupando não só eu , como minha mãe e os próprios médicos, sinto inchaço na barriga e dores, porém fiz muitos exames e só deu gastrite e refluxo, estou com aumento de peso muito rápido, estou com quase 80 kilos sendo que anos atrás eu pesava 40 kilos e eu vou no médico e ele me disse para “fechar a boca” , estou muito insatisfeita com meu corpo e sinto frequentemente queimação no esôfago
Karoline, não conheço nenhum remédio novo que possa substituir todos os demais que usa e isso requer uma avaliação do seu caso. Caso esteja se referindo à lurasidona, por ter feito o comentário nessa postagem, ela é um antipsicótico com eficácia comparada aos demais, o ponto positivo pode ser seu perfil de tolerabilidade, mas sabemos que isso depende da resposta individual de cada paciente. Portanto, sugiro que você converse com seu médico.
Olá Dr. bom dia!
sou esquizofrênico, ja tomei risperidona e fiquei muito mal (cognição, etc..), estabilizei com aripiprazol, porém trabalho com programação e interfere muito no aprendizado, atenção, raciocínio. gostaria de saber se mudando para latuda tem alguma chance de melhorar essas áreas. Obrigado pela ajuda.
Caio, não existe garantias, pois a resposta ao antipsicótico é muito pessoal, não há estudos que comparem os dois medicamentos quanto à cognição. Converse com seu médico.
Olá Dr. Tenho indícios de depressão e bipolaridade. Comecei a tomar Latuda 20g, para acostumar, e depois de 7 dias fui para o Latuda 40g. Porém tive de parar, pois tive muita dor nas pernas. Sem falar na sonolência que dava após tomar. Tomava sempre após o jantar, e logo o sono me “derrubava”. Algo que eu possa tomar para ajudar nas dores nas pernas? e para não dar tanto sono? Obrigado.
Paulo, a resposta a antipsicóticos é muito individual, é comum um paciente não tolerar um tipo e se dar bem com outro, sugiro que converse com seu médico, pois, diante das características de seu quadro e de sua resposta, ele poderá lhe aconselhar outro.
Boa noite doutor,
Comece a tomar faz uns 3 dias o remédio, pois o meu
Junto com ele tomo reconter pra ansiedade.
O reconter tomo faz tempo e me ajudou muito. Mas o Laluda me deu sonolência e dificultou muito meu desempenho sexual, que nos últimos temos estava bom.
Você acha que há mesmo alguma correlação?
*pois o meu médico me receitou pra transtorno de personalidade paranóica
Gonzalo, a sonolência é um dos efeitos colaterais mais comuns da lurasidona, em relação à função sexual não costuma ser uma queixa comum, embora como antipsicótico ele possa ter algum efeito em determinados pacientes.
Boa tarde DR. Gostaria de saber se pode-se beber esporadicamente fazendo uso do medicamento. Grata
Camila, não é recomendável o uso de bebidas alcoólicas tanto por piora do quadro psiquiátrico, como pelo álcool induzir o metabolismo dos medicamentos, como ter efeito aditivo com alguns deles.
Olá Dr. Leonardo! Tenho diagnóstico de transtorno bipolar tipo 2 e TDAH. Faço uso de Quetiapina 300 mg, Fluvoxamina 100 mg e Ritalina 40 mg/dia. O efeito colateral que mais me incomoda é aumento significativo de acne/foliculite na área das costas e glúteos. A Lurasidona provoca o surgimento de acnes? Com o diagnóstico que tenho e as medicações que faço uso, é aconselhável o uso de isotretinoína? É possível, sob orientação médica, a substituição de Quetiapina por Lurasidona?
Dorivan, acne não é comum com a lurasidona, mas é importante considerar que a pele de cada pessoa tem uma sensibilidade diferente a fármacos. Quanto à isotretinoína, você precisa se consultar com um dermatologista. A substituição da quetiapina pela lurasidona pode ser uma possibilidade, ambas têm efeito antidepressivo, mas elas não são equivalentes no efeito, ou seja, a resposta antidepressiva que se tem a uma delas pode não ser a mesma com a outra. O perfil de efeitos colaterais também é bem diferente. Converse melhor com seu médico para avaliar os prós e contras.