Chega ao Brasil a Vortioxetina, primeiro antidepressivo multimodal para o tratamento da depressão.
Comercializado nos EUA e Europa desde 2014, a Vortioxetina chega ao Brasil esta semana com o nome de fantasia Brintellix, comercializado pelo laboratório dinamarquês Lundbeck.
Todos sabemos que os estados depressivos cursam com uma redução da serotonina cerebral e que antidepressivos ajudam a regular os níveis de serotonina. Mas o que nem todos sabem é que outros neurotransmissores podem ser igualmente importantes na depressão e que somente aumentar os níveis de serotonina no cérebro pode não ser suficiente para a remissão de todos os sintomas depressivos.
Entre os antidepressivos mais modernos estão aqueles que agem sobre dois sistemas de neurotransmissão ao mesmo tempo, a serotonina e a noradrenalina. São conhecidos como duais e costumam ser mais eficazes do que os que agem somente no sistema da serotonina.
Desde setembro de 2013 o FDA, órgão máximo nos EUA para a regulação de medicamentos, aprovou a Vortioxetina, medicamento com um mecanismo de ação totalmente inovador, para o tratamento da depressão. Essa substância possui ação diferenciada em receptores de serotonina, agindo como inibidor, antagonista, agonista ou agonista parcial em diferentes subtipos de receptores (veja a figura). Essa ação diferenciada permite que ele tenha ação modulatória indireta em diversos sistemas de neurotransmissão, como serotonina, noradrenalina, dopamina, GABA, histamina e acetilcolina, agindo em diferentes sistemas de neurotransmissão.
Os estudos com a Vortioxetina mostram eficácia em diferentes sintomas depressivos e ansiosos, melhorando a função cognitiva, como memória, aprendizado e função executiva, sendo melhor tolerado do que os seus antecessores, sem efeitos indesejáveis sobre o peso e a função sexual e mais fácil de interromper, por não causar sintomas de descontinuação.
Um estudo duplo-cego realizado com pacientes deprimidos na Ásia no ano passado comparou a Vortioxetina com a Venlafaxina (antidepressivo dual) e verificou que a Vortioxetina foi tão eficaz quanto à Venlafaxina no tratamento da depressão, sendo que os pacientes interromperam menos o tratamento com a Vortioxetina, devido à menor incidência de efeitos colaterais (Fonte: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1185/03007995.2015.1014028). Porém são necessários mais estudos comparativos com outros antidepressivos para comprovação da superioridade quanto à eficácia clínica.
Comercializado nos EUA e Europa desde 2014, a Vortioxetina chega ao Brasil esta semana com o nome de fantasia Berintellix, comercializado pelo laboratório dinamarquês Lundbeck.
Eu tomo venlafaxina e se for comparado com ela não é eficaz assim então pois tomo há dois anos e a minha ansiedade ainda é grande, mesmo tomando calmantes, sinto dores terríveis no corpo, espero que esse seja melhor, agora vai ter na rede pública? Duvido porque o venlafaxina não tem e é caro, mesmo não eliminando a minha ansiedade foi o que mais me deu controle sobre transtorno borderline. Vamos esperar!
Tatiane, existe um estudo comparativo com a venlafaxina que mostra que ele é tão eficaz quanto, mas ainda sim é um estudo, precisamos de um maior nível de evidência, pois a venlafaxina é realmente um antidepressivo muito eficaz. Quanto ao serviço público, normalmente ocorre uma demora muito grande na incorporação pelo SUS, basta ver que em muitos postos só existe fluoxetina, quando muito a sertralina ou paroxetina. Um abraço!
Esse remédio aumenta o apetite ou reduz?
Luciana, dentre os antidepressivos é um dos que menos aumenta o apetite.
Dr.Leonardo,
Bom dia. Meu namorado faz uso de lamitor (três doses diarias) ao dia, venlafaxina ( uma dose diária pela manha), e uma dose de risperidona a noite junto com frontal. Recentemente ele passou por uma severa fase de mania, antes dessa fase ele tomava apenas dois lamitor ( um de manha e um a tarde) e venlafaxina ( de manhã )
No entanto, mesmo com alteração da medicação, que já faz quase um mês, eu vejo que ele continua a ter problemas em separar o que é real e o que não é. Como posso ajuda-lo? O diagnóstico dele inicial e depressão severa. Mas, sinceramente não acho que seja só isso. Antes, achava que essas fases de mania eram passageiras, mas observando melhor vejo que mesmo ele tomando remédios e constante
Viviane, é difícil responder somente com essas informações e sem conhecer o paciente, mas pode ser uma questão de ajuste de doses, acho que o mais indicado seria retornar no médico dele para nova avaliação.
Tomar suplemento gaba ajuda na ansiedade ? Ou so o remedio vortioxetina tem a capacidade de controlar ansiedade ?
Kay, existem muitos remédios para ansiedade, não só antidepressivos… Veja com seu médico qual a melhor alternativa para você. Não há evidências muito consistentes do benefícios do GABA.
Dr. O brintelix é da mesma classe da fluoxetina?
Deijanete, não, a fluoxetina é um inibidor de recaptação de serotonina, a vortioxetina (Brintellix) é um antidepressivo multimodal que atua estimulando e inibindo diferentes receptores de serotonina com ação indireta em outros sistemas de neurotransmissão, mecanismo bem mais complexo.
Eu faço o uso do brintellix faz uns 2 anos, me dei muito bem com essa droga. Bem que o SUS deveria disponibilizar ao paciente, pois a caixa é 127,00 . O ministério da saúde deveria dar uma atenção melhor as pessoas que fazem tratamento de saúde mental.
Onde vc compra o Brintellx? Aqui em MG eu compro por 250 reais
Dr Leonardo, tomei o Brintellix e estava me sentindo muito bem,funcionando perfeitamente na ansiedade e depressão,porém eu tive uma reação alérgica muito forte com coceiras no corpo todo,insurportável. Infelizmente precisei descontínuas. Depois tentei novamente tomando o antialérgico junto mas não adiantou e parei de vez o uso.
Eu gostaria de saber se existe outra medicação com as mesmas características de atuação que eu possa substituir. Brintellix foi o único remédio que realmente estava me fazendo eu voltar a ter uma vida normal.
Taciana, não existe um outro antidepressivo com o mesmo mecanismo de ação da Vortioxetina, mas isso não significa que um outro medicamento não possa ter o mesmo efeito clínico. Nem sempre o efeito terapêutico é decorrente do mecanismo de ação de um dado fármaco, existem ações dos medicamentos que não sabemos ainda explicar, como ações a nível intracelular, por exemplo. Converse com seu médico.
Para os padrões brasileiros os remédios importado ainda são muito caros.
Olá!! Troquei minha medicação Pondera 40mg (paroxetina) por Brintellix 10mg (Vortioxetina) há 1 mês. Já posso falar que houve uma grande mudança, apesar de que ainda tenho crises de ansiedade (agorafobia e pânico). Meus hábitos de sono voltaram ao normal junto com a dosagem de seroquel 20 mg . E sem contar que levanto logo pela manhã as 8hrs (oito horas) …que antes era 12hs (meio dia) .Também houve uma melhora na concentração, aprendizagem, e leituras rápidas … Trabalho e estudo sobre Direitos. Não estou totalmente bem… tenho falta de ar e dores de cabeça … Mas acredito na possível recuperação.
qual horario vc toma brintellys?
Daniel, geralmente prescrevo o Brintellix pela manhã ou depois do almoço.
Olá. Ainda estou tomando brintellix? Estou tomando e tenho muito enjoo e dor de cabeça… Você te esse sintomas? Demorou a passar? Grata. Marisa
Tenho tomado há 10meses o brintellix +o bup de 15o Mg o brintellix é de 10 mg. Existe algum problema se parar logo?Lucia
Lucia, sim, você deve conversar com seu médico antes de parar os remédios.
QUAL O PAPEL DO SEROQUEL EM VOCÊ?
Oi, troquei a paroxetina (40 mg) que não estava sendo tão efetiva para a depressão pelo Brintellix (10 mg).
O Brintellix renovou meu ânimo, me ajudou na depressão e me deu mais energia para o dia a dia, porém, ando tendo crise de pânico diariamente, o que não acontecia com a paroxetina. Neste caso, Posso associar a Paroxetina ao Brintellix e tomar os dois juntos. Se não, poderia indicar um antidepressivo que atua no transtorno do pânico que possa ser usado com o Brintellix.
Muito obrigado
Christian, não existem estudos de associação de outro antidepressivo com a vortioxetina, então, do ponto de vista científico, não é o recomendável.
Estou em depressão já tomei Oxalato escitalopran me deu tremuras e tomo Alprazolan 025 virei um zumbi e queria saber se esse vortioxetina resolve p mim pq tem menos efeito colateral
Maria, a vortioxetina é um antidepressivo eficaz, mas não necessariamente melhor tolerado do que os demais. Você precisa conversar com seu psiquiatra.
Oi Dr. Já tentei de tudo para TAG.
Nada funciona.
Este remédio vc sabe me dizer se atua na ANSIEDADE TBM????
Obrigada.
Daniella, sim, a vortioxetina atua na ansiedade.
Ola Boa noite tenho fibromialgia é tomo o velija de60 mg posso tomar esse que vc tá falando ? Poderia me dizer qual a diferença entre o velija é a fluoxetina?
Cristina, não tenho conhecimento de estudos da vortioxetina em fibromialgia. Informe-se com seu médico. O mecanismo de ação da vortioxetina é bem diferente do velija (duloxetina) e da fluoxetina, uma vez que atua em diferentes receptores serotoninérgicos, como agonista e antagonista, com efeitos em outros sistemas neurotransmissores, por isso chamado de antidepressivo multimodal, enquanto que esses outros atuam bloqueando os receptores de serotonina e na bomba de recaptação da serotonina e, no caso da duloxetina, também na recaptura de noradrenalina.
Sofro de transtorno do Pânico e depressão ha 15 anos
Sempre tomei Pondera (paroxetina), Rivotril e Seroquel .
Para os padrões brasileiros os remédios importado ainda são muito caros.
Tenho depressão e distúrbio do pânico.
Quero saber se o Rivotril é um remédio ou um veneno, já que só encontro alertas para o perigo de fazer uso do Rivotril.
O Sr. poderia responder se está correto o uso do Rivotril e Mirtazapina, por gentileza?
Thereza, Rivotril não é veneno, caso contrário jamais poderia ser comercializado ou prescrito. É um ansiolítico potente e muito útil para casos de ansiedade aguda. O que ocorre é que muitos fazem uso crônico de Rivotril e não existe respaldo científico para o uso desse tipo de medicamento por mais de 6 meses. Se um caso de ansiedade não se resolve antes disso, o medicamento deve ser substituído por um tratamento mais eficaz e que não traga o risco de dependência. O uso prolongado, dependendo da dose, pode provocar efeitos adversos à cognição, como memória, causar dependência e potencial de abuso, já que com o tempo o paciente desenvolve resistência e têm a tendência de aumentar a dosagem para obter o mesmo benefício. Por isso que esses medicamentos não devem ser utilizados por conta própria e sem o acompanhamento de um médico. Um abraço!
Boa tarde ! Tenho 61a e Tomo Pristiq 200mg há 10 meses mas estou tendo novamente os mesmos sintomas que me levaram a tomá-lo: ansiedade e pânico .
Mas meus sintomas voltaram !!
Agora estou tomando o Pristiq 200mg + 10mg de Vortioxetina há 1 mês .
Isto está correto ? Não atrapalha o efeito esperado que seria não ter ansiedade, pânico , bem estar geral ?
Estou muito confusa …
Além disto , me sinto mais acabrunhada … vontade de não fazer contato com as pessoas … quero ficar mais na minha !!
Será efeitos dos remédios?
Agradeço muito sua orientação.
Obrigada .
Sandra, difícil opinar, pois isso requer uma avaliação médica. O que posso dizer em tese é que doses altas de antidepressivos também podem deixar as pessoas apáticas, anestesiadas emocionalmente, você deve conversar com seu médico para ver se este pode ser o seu caso e quais alternativas seriam possíveis para o seu tratamento.
Ola,
tenho Fibromialgia há 15 anos (tenho 30 anos) ja passei por Cymbalta, Venlafaxina e Pristiq todos me ajudaram por um tempo mas pararam de funcionar estou pensando em tentar Britellix pois estou com muitas dores será benéfico para mim?
Obrigada
Paula, os antidepressivos podem ser usados no tratamento da fibromialgia. Não existem ainda estudos com a vortioxetina (Brintellix), mas pelo seu mecanismo de ação, é possível que também tenha efeito na dor. Procure conversar com seu médico sobre a indicação, pois somente ele pode opinar sobre seu caso. Um abraço!
O medico me passou vortioxetina para ataque de ansiedade , esse medicamento resolve ?
Vortioxetina é um antidepressivo que também atua na ansiedade. Converse com seu médico para ver se ele é uma opção para o seu caso.
Dr. o Vortioxetina pode ser usado para sindrome de pânico? Já existe algum medicamento tão bom para o pânico como o vortioxetina para a depressão? Agradeço imensamente sua resposta.
Grande abraço.
Ana, sim, a vortioxetina é um antidepressivo que possui mecanismo de ação serotoninérgico, então, serve como tratamento do T do Pânico como os tradicionais ISRS.
Esse Brintelix retarda a ejaculacao precoce como a paroxetina ou não?gostaria de saber
Cleber, a vortioxetina afeta menos a função sexual do que a paroxetina.
Boa tarde! O sr tem tido bons resultados com a medicação em seus pacientes? Estou estudando introduzir o brintellix junto ao pristiq 50mg.
Mas pelo preço elevado, tenho medo de não surtir resultado. Qual a opinião do Sr, de acordo com o uso em seus pacientes?
Obrigado.
Diego, tenho tido boas respostas com a Vortioxetina, mas não tenho experiência com a associação com outros antidepressivos. Como ele é um antidepressivo potente, não tem sido necessário associar um segundo antidepressivo, mas como se trata de um medicamento novo, precisamos de mais tempo de experiência.
Tomava do Velija e hoje meu médico me receitou este para depressão. Fiquei traumatizada com.o velija devido ao grande aumento de peso que tive. Será que essa medicação tem influência nesse sentido?
Francielle, medicamentos podem dar ganho de peso e isso depende também dos hábitos do paciente, tanto de alimentação como de atividades físicas. Sugiro ler meu artigo no site sobre ganho de peso com medicamentos. Um abraço!
Obrigada Dr pela atenção e resposta.
Iniciei o Brintellix mas ainda não senti os efeitos positivos da droga, apenas alguns colateriais.
Sobre o efeitos colaterais do Vellija (ganho de peso) a mais de um ano faço acompanhamento nutricional e exercícios fisicos (natação e circuito aeróbico) mas sem resultado positivo, estabilizei mas não reduzi.
Meu médico disse que deveria haver algum reflexo positivo nesse sentido com a ausencia do Vellija, por outro lado, com essa medicação nova (Brintellix) já não sei. Mas li seu artigo sobre o ganho de peso com medicamentos e concordo que “Não vamos fazer do ganho de peso mais um tabu para não cuidar da saúde mental. Já basta a resistência de aceitar o transtorno e a necessidade de tratamento psiquiátrico. Juntos podemos encontrar as alternativas e vencer o problema.” – estou dando o meu melhor nesse sentido Dr. Estou fazendo terapia também e sinceramente, só quero ficar bem: sem os sintomas da depressão e reduzir meu peso.
Dr. Bom dia. Achei muito elucidativas as informações acerca do uso de medicação brintellix. Dissipou minhas dúvidas. Obrigado. Parabéns pelo excelente trabalho.
Pode ser associado com o metilfenidato ?
José, o metilfenidato é um tratamento geralmente indicado para o TDAH, enquanto a vortioxetina é um antidepressivo que pode ter benefícios também na cognição, mas ambos possuem mecanismos de ação totalmente distintos. No caso de uma comobidade, p.x. entre depressão e TDAH, ambos podem sim ser utilizados em conjunto.
Olá, Doutor
Há três anos e meio sofro de transtorno depressivo maior, TAG e TP. Depois de testar varios ISRS, cheguei na combinação de Pristiq (100mg) + mirtazapina (30mg) e tirou minha vontade de suicídio. Senti-me melhor quando associei 75mg de bupropiona. Aumentou a ansiedade, tive que tomar mais tivotril mas me deixou menos triste. Entretando, senti um grande prejuízo cognitivo com eles ao voltar aos estudos. Sentia como se algo estivesse travando meu estado de flow e eu tivesse que fazer muito esforço pra render (a ponto de eu ficar com a pressão altíssima, cheia de espasmos e vermelhidão pelo corpo de tanto stress que tinha que colocar no esforço)
Meu psiquiatra receitou brintellix 20mg agora e mandou continuar com a mirtazapina para ver se melhora o aspecto cognitivo. Estou na terceira semana e nao estou conseguindo tirar os 50mg de pristiq (que foi receitado pra fazer a transicão), do contrario entro em depressao profunda sem ele. Parece que o Brintellix não está fazendo diferença. O que eu faço?
Ana Clara, fica difícil opinar sobre seu caso somente com essas informações, mesmo porque os diagnósticos psiquiátricos são complexos e os tratamentos dependem muito da interação do paciente com seu psiquiatra. O que posso lhe dizer em relação ao Brintellix, é que ele é um medicamento que age mais lentamente (tempo pode ser superior a 45 dias) do que o Pristiq e a Mirtazapina que você cita e ainda não existem estudos controlados comparando eles em termos de eficácia.
Boa tarde,
Tem 23 dias que estou tomando Brintellix 10 mg e tenho tido muita diarréia, com o tempo passa? Obrigada. Atenciosamente, Ana Maria
Ana Maria, sim, os efeitos gastrointestinais são os mais frequentes com a vortioxetina, mas o organismo tende a se adaptar e esses efeitos tendem a reduzir com o passar das semanas. Porém, alguns pacientes podem ter efeitos prolongados, o que muitas vezes impede a continuidade do tratamento. Converse com seu médico.
Dr. Leonardo, faco uso da ritalina, pois sou diagnosticado com TDAH, mas a minha psiquiatra diminuiu as doses radicalmente para 20mg e eu entrei em uma depressao profunda. Voltei a tomar o brintellix, pois tinha parado. Ele realmente funciona? Anteriormente, tomei por tres meses e n obtive nenhuma melhora, em especial cognitiva. N sei mais o que faço…
Moises, é preciso ver quais as características do seu quadro clínico. A vortioxetina é um bom medicamento, mas não é para todos os casos. Não é um antidepressivo de efeito rápido, podem ser necessários 45 dias para avaliação da resposta.
Dr. Leonardo, em média quanto tempo demora para que um remédio faça efeito. Tomo o escitalopram para ansiedade e pânico. Existe diferença entre citalopran e escitalopram? Obrigada pela atenção.
Ana, sim, o escitalopram contém uma parte do citalopram (o isômero S, enquanto o citalopram possui também o isômero R), isso o torna mais potente como ISRS, portanto, com início de ação mais rápido. Embora já se possa esperar um início de resposta com duas semanas, o ideal é mesmo aguardar as 4 semanas para avaliar melhor a resposta.
olá dr. faz 04 anos que me trato de sindrome do panico. tomo atualmente o sertralina 100 mg mas sou extremamente ansiosa, tenho medo de tudo e se eu não tomo pelo menos umas 06 gotas de clonazepam, não consigo sequer sair de casa…mesmo tomando a sertralina, ultimamente tenho sentido todos os sintomas de panico, o que resolve em parte é o clonazepam gotas, tem dias que nem isso…porque será??? será que a sertralina não está mais fazendo efeito, esse brintellix é melhor??? por favor me ajude, muito obrigada.
Adriana, você precisa conversar sobre isso com seu médico, que é quem lhe conhece melhor. Ainda temos pouco tempo de comercialização do Brintellix e não temos muitos estudos controlados, comparando-o a outros medicamentos, então não tem como saber se ele é ou não superior aos demais. Esse deve ser um julgamento clínico, que, portanto, só pode ser feito pelo seu médico.
muito obrigada doutor, tenho consulta com minha psiquiatra dia 26/04, vou falar com ela sim
Todo canal em que um médico se dispõe a responder perguntas, principalmente na área de psiquiatria, é um trabalho de utilidade pública, numa sociedade que ainda é muito ignorante e discriminadora na área de saúde mental.
Boa tarde dr. Leonardo!
Acabei de sair da consulta com meu médico e mais uma vez trocamos de medicamento. ‘Trato’ de TAG há mais de 20 anos, passando
pela paroxetina, alguns outros e pistiq, por último. As restrições e efeitos adversos sempre foram um fator para interromper
a medicação; engordei muito usando paroxetina, embora tenha tido melhora no quadro, e também a baixa na libido foi bastante
determinante. O uso do álcool socialmente também é um fator de limitação que me impede de ficar tranquila quanto ao uso dos
medicamentos.
Sabendo disso, meu médido sugeriu o Pristiq, mas não senti grande melhora, e senti baixa na libido.
Alteramos para o Bupropiona e Lyrica há um mês, mas senti que a ansiedade e os medos voltaram.
Trabalho normalmente, faço atividade física e tenho uma vida social ‘normal’, mas ainda não encontrei a ‘paz, positividade
e serenidade’, natural a tantas pessoas.
Hoje, meu médico sugeriu aumentar a dose do Lyrica para 150mg e associar o lamitor25g.
Perguntei se há algo mais moderno, e ele falou do Brintellix, mas o preço não é acessível pra mim, pelo menos por hora.
Na sua experiência, o que acha dessa combinação Lyrica e Lamitor – lembrando da preocupação com uso do álcool, socialmente,
e a questão da libido – é eficaz? Existe algo mais nessa linho do Brintellix, ou algum outro medicamento mais adequado ao meu
quadro?
Se puder me ajudar com sua opinião e sugestão, ficarei muito agradecida.
Grande abraço.
Adriana, a lamotrigina possui uma boa ação ansiolítica e reguladora de humor. Sugiro que leia o artigo aqui no site: https://leonardopalmeira.com.br/website/depressao-e-ansiedade-resistente-sera-bipolaridade/ Este artigo foi escrito pelo Dr Diogo Lara e ele inclusive cita a lamotrigina como um dos estabilizadores com melhor efeito nesses casos. Em relação ao Brintellix, não existem ainda estudos no TAG e não há estudo controlado que o compare com a venlafaxina ou desvenlafaxina, portanto, não sei se seria mais potente do que o Pristiq, que você cita.
Olá Dr. Leonardo!
Pode esclarecer-me se a vortioxetina é realmente eficaz no tratamento da depressão que ocasiona déficit cognitivo, em especial, memória e atenção, em idosos?
Obrigada!
Debora, os estudos foram realizados em pacientes adultos jovens, portanto, não tenho dados sobre a eficácia em idosos.
Olá Dr. Leonardo,
Após consulta psiquiatra iniciei tratamento para TDAH, faz uma semana.
Não sei ao certo se tenho esse transtorno, minha queixa era deixar de lado as tarefas importantes do meu trabalho para focar em atividades sem importância e prazerosas. Me queixei também da minha falta de paciência e agressividade com pessoas que são próximas de mim. Sou dono de uma loja de móveis planejados e meu trabalho requer atenção e capacidade de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo.
Na consulta foi prescrito Brintellix 10mg pra tomar um de dia e um a noite (20mg dia) e Venvanse 30mg um pela manhã.
Faz uma semana que comecei a tomar esses medicamentos e tenho me sentido mal em todos os dias.
Consegui perceber que é o Venvanse que me deixa com um mal estar absurdo, cabeça pesada, parece que estou forçando os olhos o tempo todo, uma angustia grande no peito, desanimado, as vezes dificuldade para respirar e muita dificuldade para dormir.
Senti pouca ou nenhuma diferença na velocidade e foco nas tarefas do meu dia. A minha falta de paciência e agressividade reduziram, varias situações e comportamentos de pessoas que antes me deixavam muito irritado foram observadas de outra maneira e com muito mais tranquilidade por mim (neste caso senti melhora muito positiva).
No domingo como não trabalho deixei de tomar o Venvanse e tomei somente o Brintellix… me senti melhor porém um pouco zonzo ao longo do dia e um pouco alterado ao dirigir.
A Dra. havia dito na consulta que o Brintellix leva uns 15 dias pra se equilibrar no organismo e que durante os primeiros dias me sentiria bastante agitado com o Venvanse e que depois me sentiria muito bem, só que o que está ocorrendo não é bem isso… tenho me sentido muito incomodado e diferente.
Na sua opinião devo interromper o uso dos medicamentos, somente do Venvanse ou devo persistir no tratamento?
A Dra. agendou um retorno para daqui 30 dias somente para analisar como respondi aos medicamentos.
Muito obrigado pelo artigo fantástico acima e por toda atenção direcionada a nós aqui no site.
Forte abraço.
Fabio, difícil avaliar assim sem examiná-lo. Posso opinar em relação a como procedo quando há duplo diagnóstico, ou seja TDAH com alguma comorbidade, como, p.ex., depressão ou ansiedade. Eu prefiro iniciar o tratamento para o transtorno mais sintomático, em geral depressão ou ansiedade, e deixar o tratamento do TDAH para um segundo momento, quando o paciente já está mais equilibrado emocionalmente. Isso porque os remédios para TDAH, como o Venvanse, que vc cita, podem provocar mais ansiedade no início do tratamento, isso geralmente confunde o quadro e muitas vezes o paciente não consegue persistir na medicação para o TDAH. O Brintellix pode na realidade demorar até mais de 15 dias para fazer efeito, já vi pacientes que precisaram de até 45 dias. Dúvidas mais específicas eu sugiro que você tire com sua médica, afinal ela lhe examinou e falará com mais propriedade sobre seu caso. Isso ajuda também a fortalecer a relação entre médico e paciente.
Boa tarde Doutor. Tenho depressão e TAG, estou fazendo uso do medicamento pristiq 100mg. Estou tomando por alguns meses já, mas não tinha perguntado se poderia fazer uso de bebidas alcoolicas, por isso quase nunca me sentia bem. Na última consulta ele foi enfático em dizer que não!!! que corta o efeito do remédio. Fazem 18 dias que tomo o remédio certinho e mais frontal de 2mg. Só que parece que piorou, quero dizer voltou as crises. Eu esqueci de perguntar para ele se por causa do alcool, o tratamento inicia-se novamente do ponto zero? Tem que esperar novamente os 20-30 dias para começar a fazer efeito o remédio novamente? Agradeço Dr.Obrigado
Marcelo, o problema do álcool é que ele induz o metabolismo dos medicamentos e isso compromete a eficácia. Difícil saber como foi no seu caso, pois não sei a quantidade e a frequência do uso de bebidas alcoólicas, mas é possível que isso tenha realmente interferido e provocado alguma recaída. Outro fator a ser considerado é se esse é o melhor tratamento para o seu caso ou se pode não estar respondendo adequadamente pela falta de ação dos medicamentos. Um terceiro fator a ser levado em conta é se você faz alguma terapia junto ao tratamento médico, o que comprovadamente aumenta a eficácia do tratamento como um todo.
Dr. Leonardo,
Comecei a usar o Brintellix, e estou somente no 3 dia. Tenho uma vida sexual muito ativa e a ereção é um fator que nunca tive dificuldade. Porem analisando relatos dizem que pode perder o libido. Isto realmente procede ? Como fazer ? Estou preocupado, pois quero continuar tendo a minha fome (desejo sexual) normalmente. Posso continuar o tratamento, ou tenho que ficar com o pé atrás e tentar trocar ? Tambem se recomenda que posso continuar e caso tenha o problema de libido, devo tomar outro em paralelo ? o que sugere em relação ao Libido ?
Preciso do seu feedback, antes que seja complicado no futuro.
Abraço
Thales, uma das vantagens do Brintellix é justamente a baixa incidência de efeitos adversos na esfera sexual. Eu ainda não tive um paciente que se queixasse disso depois que começou a usar o medicamento.
Usar bebida alcoólica em quantidades pequenas, socialmente , interfere com o Brintellix? É bom também pra tratamento de depressão com exacerbação da ansiedade?
Wandereli, sim, o álcool prejudica o tratamento, por induzir o metabolismo dos fármacos e provocar piora da depressão e da ansiedade nos dias subsequentes ao seu uso.
De Leonardo, tenho depressão/ansiedade (TAG) e estou em uso de Agomelatina e me sentindo bem. Porém, acordo com um pouco de dor de cabeça e me preocupo com a ação hepatotóxica da Agomelatina, uma vez que consumo bebidas alcoólicas socialmente (regularmente). Estou pensando em mudar para a Vortioxetina, qual a sua opinião? E caso seja favorável, posso interromper a Agomelatina num dia e começar a Vortioxetina. O outro? Obrigado.
Gilson, nenhum desses medicamentos deve ser consumido com bebidas alcoólicas. O álcool induz o metabolismo hepático dessas substâncias, pode agravar a depressão e prejudicar a eficácia do tratamento. Quanto à mudança de antidepressivos, o recomendável é que seja sempre feito um desmame do antigo com o aumento gradativo do novo. Portanto, sugiro que converse com seu médico para que ele lhe oriente da melhor forma.
Olá dr estou tomando brintellix, a 3 semanas sinto muito dor de estômago e enjoo, o dr sabe se isso tende a passar?
Nil, geralmente sim, o enjôo é o efeito colateral mais comum e tende a passar com as semanas, mas alguns pacientes permanecem com o enjôo prolongado, mesmo após meses com a medicação, o que se torna um obstáculo ao uso a longo prazo.
Olá dr tenho síndrome do pânico! Estou tomando brintellix a 30 dias, estava indo muito bem, porém esta semana tive várias crises, parece que tudo voltou!!!!
Olá Dr,
Tenho TAB, faço uso de Brintellix(10 mg),Queropax (25mg),Ácido Valproico e fluoxetina(2cp).
Tenho duas perguntas:
Algum desses medicamentos diminui a líbido?
Existe algum medicamento mais em conta que possa substituir o Brintellix?O Brintellix é muitooo caro.
Grata
Poliane, desses medicamentos, a fluoxetina, por seu um antidepressivo inibidor da recitação de serotonina, pode causar como efeito colateral a diminuição da libido. A vortioxetina, assim como a bupropiona, são os antidepressivos com menor potencial de causar efeitos adversos na libido, mas você precisa conversar com seu médico, pois o efeito deles é diferente no tocante à depressão.
Comecei a tomar o Brintellix a 4 dias, após um longo tratamento com Pristiq
Ainda estou em fase de adaptação, mas estou com excesso de peso e gostaria de fazer uso do Mazindol, sabe se existe interação medicamentosa nesse caso?
Minha preocupação é grande referente a síndrome serotoninérgica.
Fiz uma busca pela internet e não encontro nada sobre isso. Pode me ajudar por favor.
obrigada
Andrea, este medicamento foi proibido em 2011 pela ANVISA, assim como outras anfetaminas. https://leonardopalmeira.com.br/website/?s=anfetamina
Boa tarde Dr, tomo paroxetina há 10 anos e recentemente fiquei 1 semana sem tomar para fazer uma cirurgia. Voltei a sentir todos os sintomas, muito medo, pensamento distante e choro. O pior é que preciso trabalhar e o medo e o choro me impedem. O que o Sr.me indica para que eu consiga passar por essa fase sem ter que pedir afastamento do trabalho? Obrigada!
Livia, não é recomendável que interrompa um antidepressivo abruptamente, ainda mais depois de tanto tempo de uso. O indicado é fazer um desmame. Sugiro que retorne no seu médico para ele lhe prescrever uma programação de desmame do antidepressivo, se esta for a indicação.
Boa noite Dr. LEonardo,
Gostaria de tirar uma duvida importante, uma vez que tomo bupropiona ha 7 anos e sinto que não anda mais fazendo efeito. Por conta da Bulimia, faço uso de topiramato 50 mg, não posso parar de forma alguma. O topiramato interage negativamente com o brintelix? Gostaria de sugerir ao meu médico..
Muito obrigada pela atenção e parabéns pela vocação, não é todo psiquiatra que a tem..
Carla, é possível usar topiramato em associação à vortioxetina, converse com seu médico para ver se seria uma boa indicação para seu caso.
Boa Tarde!
Faz cinco meses que tomo o Brintellix, gostaria de colocar aqui a minha experiência. Melhorou muito a minha vida, deu ânimo pra me arrumar, sair, fazer coisas que antes não tinha disposição. Diminuiu a ansiedade, enfim, se eu soubesse teria tomado antes. Aos fins de semana continuo tomando minha cerveja normalmente. Eu perdi uns 3 kilos comendo do mesmo jeito que antes.
Olá, meu namorado estava usando 15mg de brintellix ha 1 ano com seroquel à noite. Não havia relação sexual nesse período e há dois meses ele parou o seroquel e diminuiu a dose do brintellix para 10mg e continua sem vontade. Ele parando o brintellix quanto tempo para voltar a ter desejo sexual? Obrigada
Ana, alguns fatores neste caso precisam ser considerados. Primeiro, se a libido estava diminuida pelo efeito dos remédios ou pela depressão ou algum outro transtorno psiquiátrico. Segundo, se ela estava reduzida pela quetiapina (Seroquel) ou pela vortioxetina (Brintellix). Neste caso teria que aguardar um pouco, já que tem pouco tempo da suspensão do Seroquel e da redução do Brintellix. O Brintellix, embora tenha menor probabilidade de afetar a função sexual, podem haver pacientes mais sensíveis afetados por ele.
Posso fracionar o brintellix de 10mg em 5mg? O formato do remedio é muito ruim para o corte.
Pablo, é verdade, ele não possui a ranhura para divisão. O ideal seria comprar o comprimido de 5mg.
Dr. Leonardo, gostaria de uma informação. Eu tive uma depressão profunda em 2003, mas me curei com medicamentos e terapia. Há alguns anos, aproximadamente desde 2011, tenho me sentido mal durante longos períodos, é possível que aquela depressão esteja voltando? Estou tomando venlafaxina 75 mg e os piores sintomas são ideias suicidas, problema de concentração e cognição e cansaço mental. Agradeço sua atenção.
Almeida, como a depressão pode ser um transtorno recorrente, com mais de um episódio ao longo da vida, seria bom consultar um psiquiatra, caso já não o tenha feito. Ideias de suicídio sempre sinalizam para a gravidade do episódio e a necessidade do acompanhamento médico regular.
Ola, tomo Brintellix há 4 semanas e meu médico pediu para começar com Sertralina junto.
10mg de Brintellix e 50mg de Sertralina, tenho preocupações por serem remédios parecidos e sei que não é recomendado a combinação de SSRIs.
Você acha seguro tomar estas duas medicações juntas?
Alison, não existem estudos sobre a combinação da vortioxetina com outros antidepressivos, mas a prática médica comumente faz associações entre eles. Isso é de acordo com a experiência de cada médico, então minha sugestão é você conversar com o seu para sanar suas dúvidas.
Olá Dr leonardo, visto que vortioxetina age nos neurotransmissores de dopamina e noradrenalina, melhora a congição, memória e funções executivas etc, ela poderia ser utilizada no tratamento de TDAH(com ou sem comorbidades), somente ela, sem necessidade de estimulantes?
Kevin, não existem estudos da vortioxetina para tratamento do TDAH, então seria prematuro afirmar que ela substituiria o uso dos psicoestimulantes.
Olá Dr leonardo, visto que a vortoxetina age nos neurotransmissores de dopamina e noradrelina, poderia ser utilizada no tratamento de TDAH(com ou sem comorbidades),sem usar estimulantes?
Kevin, não há evidências científicas neste sentido ainda.
Estes novos medicamentos possuem menos efeitos colaterais do que a fluoxetina e a sertralina????
Reni, efeitos a longo prazo, sim. As pesquisas mostraram que ele traz menor ganho de peso, menor disfunção sexual e síndrome de descontinuação. Mas a curto prazo, ele tem se mostrado mais intolerante quanto aos efeitos gastrointestinais, como náuseas e vômitos. Mas isso depende também da sensibilidade de cada pessoa.
O problema do Brintellix é o preço. O senhor tem alguma previsão de entrada de outros laboratórios no mercado da vortioxetina, com genéricos e similares?
Renato, vai demorar, o laboratório tem a patente por 10 anos e o medicamento foi lançado há pouco mais de 1 ano.
Boa tarde douto, foi-me diagnosticado com transtorno de depressão crónica ( distimia) meu médico me passou brintellix 5mg após 10 dias passar para 10mg, podia me dizer por favor qual a sou opinião, acha que estou bem medicado? Obrigado
Nuno, antidepressivos são prescritos para distimia, então, a vortioxetina pode ser uma opção, embora não se tenha ainda estudos do uso dela em pacientes distímicos.
Olá , também gostaria de saber se o brintellix serve no tratamento da distimia..
André, ainda não existem estudos da vortioxetina para distimia.
Boa tarde!!!.DR.o remédio Brintelix ainda tem poucas informações sobre os efeitos colaterais do mesmo.estou em uso de 10mg porém tive todos os efeitos que a bula do remédio não fala. Muita falta de ar…dores horríveis nas costas e na cabeça. Acho que é um medicamento bom porém precisa de estudos mais detalhados.
Rogério, esses efeitos que você relata podem ocorrer também com outros antidepressivos que atuam na serotonina, inclusive os mais antigos. Precisa ver com seu médico se é um efeito colateral específico da vortioxetina ou pode ser uma intolerância sua a esta classe de medicamentos.
Olá Doutor, Tenho depressão com ansiedade a mais de 10 anos e tomava o depaxan 20mg a muito tempo. Porem o medicamento estava atrapalhando minha libido e troquei ele pelo donaren 150mg porem estava com pensamentos ruins e resolvi troca pelo brintellix. Tomei o de 5 mg por 10 dias e hoje tomei o 6º comprimido de 10mg porem estou ansioso e preocupado de não me adaptar com o remédio. Qual o tempo para adaptação do remédio ? Obrigado.
Guilherme, em relação aos efeitos colaterais pode levar de uma a quatro semanas e os efeitos positivos também podem demorar até 45 dias, pois a vortioxetina tem se mostrado um antidepressivo bom, porém de início de ação mais demorado. Muitas vezes nós médicos associamos outros medicamentos para auxiliar o paciente neste período de adaptação ou transição, sugiro que converse com seu médico.
Olá doutor, faço uso do Brintelix 10 mg há 10 dias, apesar de ainda não sentir efeitos positivos. Ma, minha pergunta é, o Brintelix pode ser combinado com Donarem, pois, Li a respeito que ele, Brintelix, não poderia ser combinado com outro antidepressivo.Aguardo sua resposta. Abraços
Alvaro, de fato não existem estudos e a experiência consolidada da associação da vortioxetina com outros antidepressivos.
Por favor gostaria de receber os estudos notícias e artigos por e mail.
DR Gostaria de mais informações sobre o brintellix… Seria ideal trocar o pondera p essa nova medicação O BRINTELLIX… Faço uso do pondera a 1 ano, porém ganhei 10 kg, e uma falta de libido tremenda…. isso esta afetando ate meu casamento pois não tenho mais vida sexual. Oque fasso … peço para meu medico mudar a medicação? não posso viver com esses dois efeitos colaterais do pondera…
aguardo retorno!
OBRIGADO
Heidi, você precisa conversar com seu médico, pois a vortioxetina tem um mecanismo de ação bem diferente da paroxetina e os efeitos podem ser diferentes. Ele terá condições de avaliar se no seu caso a vortioxetina seria uma melhor alternativa.
Bom Dia,
Estou a escrever de Lisboa. Tenho TAG e SP há mais de 20 anos. Etou medicado ( e dependente!), de uma bezodiazepina que tomo desde o nicio dos sintomas e à qual estou totalmente tolerante não me fazendo já qualquer efeito e tendo alguns problemas cognitivos assim como deficiencia no sono ( pouco e fragmentado). No sentido de se preparar um futuro desmame, o meu médico prescreveu-me Brintellix 5mg a tomar de manhã. Comecei hoje tomei há três horas, por isso não deve ter passado tempo suficiente para efeitos secundários. Gostaria de saber a sua opinião em relação aos efeitos secundários deste medicamento, nomeadamente os do foro gastrointestinal ( no passado não aguentei zolloft por causa de diarreia). Adicionalmente, gostaria de saber se há alguma interação com cialis ( tomo 5mg 1 ou 2 vezes por semana), e se beber um copo de vinho à refeição OCASIONALMENTE, tipo uma vez por semana, se será problema.
Estou curioso de saber qual o preço do medicamento aí no Brasil pois vi nos comentários muitas queixas em relação ao preço. Aqui uma caixa de 28 comprimidos de 5 mg custa 6 euros ( é comparticipado pela segurança social).
Obrigado e cumprimentos
Filipe, o principal efeito colateral da vortioxetina é relacionado ao trato gastrointestinal, principalmente náuseas. Não existem interações conhecidas com Cialis e quanto ao uso de álcool, vale o mesmo para os demais antidepressivos. Não pode ser recomendado. O preço no Brasil gira em torno de 200 reais, equivalente a 40 euros.
Boa noite DR.Leonardo.Eu tomo faz uns 6 anos que tomo Pristiq,Lamitor e Rivotril de noite 5 gotas . Tenho grandes periodos de melhora.Moro no interior de SP/ Jundiaí faz 20 anos e odeio aqui(moronuma rua sem saída).Quando vou passear em SP fico super alegre e com adrenalina em alta de felicidade.Porém passam-se algumas semanas já fico deprimido.Queria entender se excesso de adrenalina deixa a pessoa com depressão e fico com dores de cabeça e nas costas. Devo trocar de remédios ou estou com os melhores?
Obrigado !
Cezar, outras pessoas como você relatam piora depois de um tempo em grandes centros urbanos. De fato é importante viver numa cidade em que se sinta bem integrado à comunidade. Muitas vezes grandes centros são estressantes e opressivos. Isso pode contribuir para elevar os níveis de dopamina, o que leva à piora do quadro. Esse fator é ainda mais pronunciado em transtornos mentais mais graves, como esquizofrenia e transtorno bipolar. Vários estudos mostram que morar no campo pode ser um fator de proteção. Mas claro que isso nem sempre é regra.
Dr. Qual a dosagem ideal de vortioxetina dentro da sua experiência com os paciêntes? A dosagem de 5mg é ideal em quais circunstâncias? Li muito o que escreveu sobre a medicação e levei para minha médica suas observações. Ela concordou em tudo que o senhor disse e me receitou. Estou tendo uma excelente resposta com o medicamento. Tenho TAG e SP. Não tive mais crises, minha ansiedade é suportável e minha cognição e atenção melhorou sensivelmente. Tomo a 45 dias. Há 10 anos trato o problema. Agradeço imensamente suas postagem.Com elas dismistifiquei muita coisa e busquei um medicamento muito bom.
Dr, tudo bem? Pode-se usar o brintelix com lamotrigina sem problemas?
Esta combinaçao é segura?
Abs
Eduardo, a associação entre antidepressivos e estabilizadores de humor é uma prática comum e isso não foge à vortioxetina, mas sugiro que você converse com seu médico sobre essa indicação no seu caso. Quanto à interações medicamentosas entre os dois fármacos, não há nenhuma evidência neste sentido.
Dr. Leonardo, tudo bem?
Faço uso de
Aripiprazol 10mg
Oxcarbamazepina 300mg
Desvenlafaxina 50mg
Ritalina 10mg
Quanto a interaçao destes medicamentos, sao seguros o uso em conjunto?
Faço tratamento pra transtorno Borderline e em sua opiniao, sao bons medicamentos pra este tipo de problema?
Muito grato por um retorno!
Luiz, sobre as interações dos medicamentos, imagino que eles tenham sido prescritos pelo seu médico, uma pessoa de sua confiança, então a minha sugestão é que você converse com ele para sanar suas dúvidas. Não gostaria de interferir nesta relação. O transtorno borderline é um transtorno que possui muitos sintomas de humor (depressão, ansiedade e disforia), impulsividade e distúrbios da cognição, então é comum que sejam necessários diferentes medicamentos, como antidepressivo, antipsicótico e estabilizador de humor.
Olá Dr eu tomo cloridrato de sertralina 25mg para ansiedade e começo de depressão ja faz mais de 2 anos me sinto bem mais estou sentindo que está me atrapalhado concentrar gostaria de saber se o vortixetina seria bom para mim obrigada
Suelen, em tese sim, pois a vortioxetina tem se mostrado um antidepressivo com efeito na cognição, como atenção, memória e função executiva, mas você precisa considerar outras variáveis com seu médico, como adaptação ao novo medicamento, que tem outros potenciais efeitos colaterais, e resposta ao tipo de depressão que está tratando.
Muito obrigado Dr.
Bom dia, Dr!
Há 2 meses e meio faço uso do Brintellix de 5 mg,os efeitos são muito benéficos. ultimamente tenho tido constipação intestinal acompanhada de dores abdominais, inclusive retal. Pode ser um efeito colateral do remedio? Será que devo interrompe- lo?
Fernanda, constipação é um possível efeito colateral do remédio, a dor pode ser secundária ao quadro de constipação ou hemorróidas. Sugiro que procure um proctologista, mas não interrompa o medicamento sem o conhecimento de seu médico.
passei 10 anos com sertralina, depois tentei escitalopran, depois venlafaxina. eles resolveram meu problema princiapal do TOC e depressão porém sou muito desmotivado desanimado e tenho pesadelos horríveis diariamente. Se minhas coisas não forem perfeitas perco o interesse e fico triste.
Paroxetina em 10 mg foi péssimo em tres dias logo após parar venlafaxina.
O que faço agora? Tenho que conviver pra sempre com desânimo pesadelos e desinteresse por tudo?
Devo tentar esse vortioxetina?
Jomar, é difícil responder à sua pergunta sem avaliá-lo. Quando estamos diante de uma depressão que não responde a diferentes antidepressivos é importante avaliarmos diagnósticos diferenciais e comorbidades com outros transtornos, físicos e mentais. Exemplo são depressões bipolares que não recebem o tratamento adequado, pois são tratadas como depressões comuns (unipolares), depressões em indivíduos com déficits cognitivos, p.ex. TDAH, disfunções executivas, quando não se trata a outra condição, desordens hormonais e metabólicas, carências vitamínicas, comorbidades com doença neurológica (p.ex. epilepsia, enxaqueca, demências). Então trocar o antidepressivo pode não ser a única solução. Sugiro você conversar com seu médico.
Tomei paroxetina por mtos anos e decidi procurar um psiquiatra pois ja nao sentia mais resultado alem de ter engordado e ter minha libido totalmente reduzida .ele substituiu pelo brintellix, estou tomando 10 mg a 8 dias e me sentindo bem ,e bem menos ansiosa .porém a dois dias comecei a sentir alguns sintomas da abstinencia da paroxetina ( conheco os sintomas pois nas tentativas que fiz por minha conta de retirar abruptamente os tive) ,esses sintomas estao mais “ atenuados” creio q por conta do uso do brintellix mas a minha duvida é : eles passarão ou seria interessante aumentar a dose do brintellix? Obrigada desde ja,Dr.
Vera, os sintomas de descontinuação dos ISRS, como a paroxetina, são autolimitados e passam com o tempo, então não vejo muitos motivos para aumentar a vortioxetina, a menos que seja necessário pelo efeito antidepressivo.
Doutor
O medicamento vortioxetina é recomendável para tratamento de fobia social? Caso não seja recomendável, qual seria o medicamento mais indicado ?
Sidney, em tese pode ser utilizado, pois tem bom efeito sobre a serotonina, mas não há estudos da vortioxetina na fobia social. Os clássicos para fobia social são os ISRS, como paroxetina e citalopram.
Olá Dr. Estou tomando o brintellix a umas três semanas porém a uma semana tenho sentidos coceiras no corpo todo (pinicando) Li na bula que pode ser um efeito colateral, gostaria de saber se com o tempo de uso isso passa ou tenho que ficar tomando antialérgico? E que antialérgico poderia ser pois já tenho notado uma boa melhora na depressão tomando o brintellix. Grata
Gra, pode ser uma reação ao medicamento, mas não necessariamente alergia. Seria bom consultar um dermatologista para avaliar as lesões de pele, pois o antialérgico pode não ser a medida mais efetiva.
Olá Dr! Estou com depressão a mais de 1 ano e venho piorando muito com quadros de crises de fobia social, falta de vontade de tudo e uma ansiedade que muito maior do que em outros momentos. Já fazem 3 meses que estou usando Voldoxan 25mg ( noite ) com seroquel 25mg ( noite / esse foi indicado para minha dificuldade de dormir que é muito forte / usei stilnox 5 mg e depois de um tempo passei p 10 mg/ após muitos meses de uso do stilnox comecei a não dormir como antes e q demorava para o sono chegar eu sentia uma compulsão alimentar na qual me fazia levantar e comer muito quase sempre sem nem mesmo estar com fome( os alimentos procurados eram sempre doces ou carboidratos) à partir daí pedi ao meu medico que me ajudasse a substituir o stilnox e ele então introduziu o seroquel 25mg. Comecei a usar e foi bem difícil e ainda tenho muita dificuldades p dormir principalmente se tiver o mínimo de barulho. Como descrevi estou usando o Voldoxan a 3 meses e não tenho o q me queixar mas percebo que a minha ansiedade está cada vez pior durante o dia e tenho crises de choro compulsivo de um tristeza que nem eu mesma compreendo, pior agora eu me sinto cada dia mais sem vontade e com medo fobia social e não tenho vontade de fazer nada. Sinto que preciso de algo que me dê energia para o dia e sono reparador. Comecei a mais ou menos 10 dias usar o frontal 1mg p ajudar a dormir ( por minha conta). Q tomo o frontal não tomo o seoquel mas já percebi que a dose de frontal 1 mg já está fazendo menos efeito para me levar ao sono. Estou aparentemente abatida e lendo sobre o Brintelixx gostaria da sua opinião se esse medicamento para meu caso que resumo aqui em : *depressao acentuada * insônia * ansiedade aumentada e com crises de pânico * mudança de humor * falta de vontade e fobia social aumentando muito, não seria de mais eficácia para mim. Gostaria da sua opinião e se achar viável eu testar que me oriente sobre os melhores horários para tomar o Brintelixx e quais medicação posso incluir para amenizar os sintomas que descrevi como ansiedade etc. Agradeço com muita gratidão.
Luciana, é difícil e também não posso indicar um medicamento para você sem examiná-la. Também não recomendo que se automedique, pode ser perigoso para sua saúde. Vou recomendar que você leia esse artigo >> https://leonardopalmeira.com.br/website/estado-misto-depressao-que-nao-melhora-com-antidepressivos/ >>, pode ser que lhe ajude a refletir e procurar seu psiquiatra.
Vejo que as pessoas todas se preocupam com o efeito da medicação.
Lembrando que o que cura não é a medicação , e sim a psicoterapia
que cuida do sofrimento humano e das causa que geram a ansiedade
e /ou a depressão. Psicoterapia se quiser melhorar aliada a medicação. O psicólogo que estuda sabe orientar o paciente e sabe também se a medicação esta colaborando com o tratamento psicoterapêutico ou não, e pode orientar o paciente a conversar com se médico .
Fiz uso do Exodus 15mg para depressão moderada por 5 anos .. ele me trouxe de volta a vida, os sintomas da depressão como tristeza profunda, desanimo e pensamentos suicidas cessaram com cerca de 1 ano de uso, porem tive uma grande ganha de peso e diminuição drástica de libido. A 4 anos sou casada e esse fim de ano decidi que quero engravidar, como o Exodus tem restrição minha psiquiatra sugeriu mudarmos para o Brinellix 10mg .. fizemos a transição de um para outro e, contando do começo da transição para hoje, estou tomando ele a 40 dias. Tive piora no humor, ainda não tive diferença na libido, muita náusea, dor de estomago e cabeça pesada. Tenho retorno daqui 1 mês e torço para que melhore .. pois com o Exodus minha vida estava muito melhor, mas não posso engravidar com ele.. Existe utro medicamento que eu possa tomar e usar durante a gravidez ?
Thayanne, realmente o Exodus é bem diferente do Brintellix, e me parece que você também está tendo dificuldade de adaptação pelos efeitos colaterais dele… Seria bom conversar com sua médica, pois exceto alguns antidepressivos, a maioria deles só não é indicada no terceiro trimestre de gravidez. Boa sorte!
Dr. Leonardo, o Brintellix pode ser associado ao Venvanse no tratamento do TDHA, em pacientes com ansiedade e depressão?
Sim Marcos, é possível associar os dois tratamentos.
Boa noite. Tenho depressão e TAG. Tomo 150mg de Elifore e agora 75mg de Lúdica, pq estou ansiosa e tenho crisezinhas de ansiedade. É uma boa combinação? Tenho sempre receio de mexer na medicação e piorar… E preciso estar atenta durante o dia. Será q da sonolência?
Angela, você deve ter querido escrever Latuda. A lurasidona (latuda) tem indicação no tratamento da depressão bipolar e, por ser um antipsicótico (também é indicado para esquizofrenia), também tem efeito na ansiedade e em sintomas psicóticos. Na depressão ela pode ser combinada a antidepressivos, mas também pode ser utilizada isoladamente, isso depende das características de cada quadro, por isso é difícil responder especificamente a sua pergunta. Sonolência pode ser um dos efeitos colaterais da lurasidona.
Olá sou Carla tômei brintelixx por 18.meses achei super eficaz não tem.nenhim.efeito colateral, fiquei muito feliz e satisfeita com.este remédio fui diminuindo aos poucos com muita tranquilidade ,
Olá! Faço o uso de Venlafaxina 75mg + Amitriptilina 25 mg para depressao e ansiedade, a princípio tive bastante melhoras. Porém, grandes prejuízos na parte de cognição, juntando com o TDAH que eu tenho, foi outro fator que fez com que decidisse que não quero tomar eles. Pretendo retornar com o psiquiatra, e irei citar o Brintellix. Vc acha que cortar esses dois medicamentos e utilizar apenas o Brintellix dará efeitos de abstinência ?
Fabiana, converse com seu médico que ele saberá fazer a transição de forma que você não tenha sintomas de descontinuação.
O preço do brintelix me deixou mais nervoso, ansioso e depressivo pelo simples fato de prático de infelizmente nunca poderei me beneficiar desse mediacamento. Extremamente caro. Sem saída para pessoas como eu. Triste mais essa conclusao
Olá, Dr. Leonardo!
Por que, os médicos (pelo menos, todos os que passei até hoje) indicam antidepressivos no tratamento da ansiedade?
Por exemplo, já fui diagnosticado com TAG, disse à minha médica e ela me indicou o Brintellix, afirmando ser um medicamento diferente dos existentes. Estou tomando-o há cinco dias, senti uma melhora já no segundo dia, mas tive coceira (principalmente no couro cabeludo) e constipação.
Obrigado.
Rodrigo, existem diferentes abordagens no tratamento da ansiedade. Concordo que uma das mais comuns sejam antidepressivos, mas também podem ser utilizados estabilizadores de humor, antipsicóticos atípicos e ansiolíticos. Hoje em dia as pessoas acham que a queixa de ansiedade é igual para todos os pacientes, mas os quadros se diferenciam muito e isso influencia o tipo de tratamento a ser adotado. Sem esquecer da psicoterapia e de outras técnicas de relaxamento, como a meditação e mindfulness.
Boa Noite Dr Eduardo Palmeira
Muito prazer.
Tanto as perguntas como as respostas ajudam muito a esclaecer duvidas e saber o que cada antidepressivo faz.
Porem dos varios que ja tomei, Escitaloptram, Floxetina, Venlafaxina e agora recentemente Bupropiom, so este ultimo trouxe alguma felicidade a minha vida sexual, e acho que quer psicologos, quer psiquiatras deveriam debruçar se mais sobre esse assunto, pois um homem que aos 40 ou 45 anos tem disfunçao erectil porque a sua libido é suprimida pelo antidepressivo, temos dois tipos e depressoes diferentes. A que deu origem a tomar o antidepressivo e a que surge depois com as complicaçoes sexuais. Eu andava com um quadro depressivo porque fiquei sem emprego e me separei, e o psiquiatra receitou me Bruproprion e Mirtazepina. O quadro ansioso manteve se e entao pasei para Brintellix que estou a tomar a 12 dias. Embora nao tenha lido relatos sobre a diminuiçao da libido, mas o Brintellix tirou toda a libido e a motivaçao sexual..sera cedo para dizer que este como qualquer outro dimunui a libido uma vez que so estou a tomar a 12 dias.?
Grato pela resposta.
Alberto, como você já tive relatos de disfunção sexual com a vortioxetina, embora seja menos frequente, não significa que não possa ocorrer em alguns pacientes.
Doutor, tenho depressão, ansiedade e transtorno de humor. Faço uso de Valdoxan e lamotrigina e as vezes pra dormir uso donarem, esse novo medicamento seria mais eficaz? Já fiz uso de vários, inclusiva desvenlafaxina mas não obteve sucesso, e problemas na libido. A Combinação deste novo medicamento com o Latuda seria interessante? Gostaria de conversar isso com minha médica. Mas gostaria de uma segunda opinião. Obrigada
Karina, sugiro que converse com sua médica. Essa é uma associação válida, porém bem diferente da associação que você vem usando, precisa avaliar se ela será benéfica para o seu quadro.
Bom dia, Dr. Leonardo.
Tive depressão pós parto há 13 anos
Faço uso da desvenlafaxina há alguns anos e tenho tido algumas recaídas mais frequentes.
Acha que seria o caso de tentar a substituição pela Vortioxetina?
Jaqueline, é dificil responder ao seu questionamento, isso requer uma avaliação mais detalhada. O que posso lhe dizer é que a vortioxetina não tem eficácia superior à venlafaxina comprovada cientificamente.