RS precisará de mutirão pela saúde mental.

O governo precisará organizar um mutirão para avaliar e tratar a saúde mental dos gaúchos nos próximos meses e anos em função da tragédia.


Saiba mais

Quando humor é uma questão de pensamento.

Na psiquiatria existe historicamente uma dicotomia entre humor e pensamento, mas cabe aqui alguns esclarecimentos que podem ser úteis para quem sofre dessas duas questões.


Saiba mais

Bullying mais que triplica no Brasil. Entenda os fatores envolvidos!

Além das questões culturais e econômicas de cada família, a organização estrutural da escola é fundamental no combate ao bullying.


Saiba mais

Assista aos videos do Encerramento do Programa Entrelaços em 2023.

A primeira mesa traz a palestra do Dr Leonardo sobre a participação e a transformação de usuários da saúde mental e seus familiares em serviços de saúde mental e na comunidade através de grupos de ajuda-mútua.


Saiba mais

Polêmica reeditada: internação compulsória resolve?

A experiência de alguém que já trabalhou anos em abrigos para menores usuários de crack e testemunhou a falência desse modelo de internação compulsória.


Saiba mais

Cientista holandês questiona os fundamentos da psiquiatria moderna.

Uma epidemia de problemas de saúde mental varre os países ocidentais e sobrecarrega os serviços de saúde, que começam a mostrar suas falhas. Algo está errado, defende o psiquiatra.


Saiba mais

Estranhos a nós mesmos: todos deveriam ler!

Num tempo em que as pessoas buscam soluções rápidas e milagrosas para problemas reais da vida, muitas vezes recorrendo a medicações psiquiátricas como tábuas de salvação, esse livro é um alerta e ao mesmo tempo um alento, por não depositar nessas medicações as soluções para o sofrimento humano.


Saiba mais

10 de Outubro: Dia Mundial da Saúde Mental.

Os países devem promover iniciativas regulatórias e normativas para apoiar a saúde mental como um direito humano fundamental e, ao mesmo tempo, limitar as práticas que favorecem as violações dos direitos humanos.


Saiba mais

Plano não pode negar custeio de remédio registrado na Anvisa, mesmo que prescrição seja off-label.

O uso off-label não é impedimento para a cobertura, ainda que o tratamento seja experimental


Saiba mais

Filhos, marido, esposa: é possível conviver bem com a esquizofrenia.

"Ser mãe é difícil, ainda mais tendo esquizofrenia, mas é preciso virar essa chave e entender que tem que seguir em frente, independentemente de quem estiver do meu lado."


Saiba mais

Novos tratamentos promissores para depressão.

A mais recente terapia em uso no Brasil é um tipo de estimulação magnética do nervo vago — que faz as vezes de mensageiro entre o cérebro e o organismo. Para influenciá-lo, especialistas utilizam um “eletrodo” no pescoço ligado a uma pequena bateria, localizada na altura do peito, tal qual um marca-passo.


Saiba mais

Ministério da Saúde amplia em R$ 414 milhões por ano os recursos para a Saúde Mental.

O repasse será direcionado para os 2.855 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) existentes no país e para os 870 Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT).


Saiba mais

Novamente a esquizofrenia?

Quando se atribui apressadamente um crime a uma condição psiquiátrica presta-se um desserviço à sociedade, aumentando o estigma e o preconceito contra pessoas com transtornos mentais, a grande maioria incapaz deste tipo de violência e na maioria das vezes vítima de uma sociedade violenta, excludente e desigual.


Saiba mais

Canabidiol revigora a redução de danos no tratamento da dependência da maconha.

CBD em óleo e flor podem ser utilizados para reduzir a quantidade de maconha, ajudando o paciente a melhorar seu funcionamento cognitivo e social e reduzir a ansiedade pela abstinência.


Saiba mais

Dependente em tecnologia lembra uso diário de 15 horas e demissão por ‘baixa produtividade’.

As mídias digitais nos pegam num nível pré-consciente e emotivo. Somos incentivados a produzir cada vez mais. Essa forma de comunicação pode se tornar compulsiva, deixando a pessoa refém da rede e dos algoritmos. Ela fica submissa e sujeita a afetos que podem ir da euforia à depressão e desespero


Saiba mais

Compradora compulsiva lembra ‘gatilho’ de cartão de crédito e desejo de morte: ‘fui salva por Fábio Porchat’.

O dependente tende a comprar cada vez mais. Ele sente prazer no momento do ato, mas muitas vezes se arrepende logo em seguida e não usufrui do produto. É assim que as pessoas vão desenvolvendo também uma relação de culpa, por questões de endividamento


Saiba mais